"A mãe 'tá enjaulada". Influencer brasileira detida em escândalo de lavagem de dinheiro e jogos ilegais

CNN Brasil , Gabriela Neto, Beto Souza
5 set, 18:50
Deolane Bezerra

Deolane Bezerra tem 21 milhões de seguidores nas redes sociais e é uma de dez pessoas presas numa grande operação judicial, entre elas a sua mãe. O caso mobiliza atenções e a influencer continua em contacto mesmo “enjaulada”. Como se diz no Brasil, é um sururu

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa, esta quarta-feira, numa operação deflagrada pela Polícia civil de Pernambuco. A Operação “Integration” visa crimes de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais.

O caso ganhou grande projeção, até porque Deolane Bezerra tem cerca de 21 milhões de seguidores no Instagram. A sua mãe também foi presa durante a ação. Deolane Bezerra prestou depoimento na mesma quarta-feira e negou qualquer envolvimento em lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de atividades ilícitas. A influencer foi depois levada ao Instituto de Medicina Legal do Recife para exame de corpo de delito. A blogger chegou a apresentar um pedido de habeas corpus, que foi negado, tendo sido, então, encaminhada para a Colónia Penal Feminina do Recife.

Cerca de 170 agentes de segurança estiveram nas ruas das cidades de Recife (estado de Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Barueri (São Paulo), Cascavel (Paraná), Curitiba (Paraná) e Goiânia (Goiás). Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos de envolvimento no esquema, todos foram expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Criminal da Comarca de Recife. Daqueles, já foram cumpridos 10 mandados de prisão.

De acordo com a polícia, o grupo investigado terá movimentado 3 mil milhões de reais (o equivalente a 484 milhões de euros) provenientes de jogos ilegais.

Fotos da conta de Instagram de Deolane Bezerra 

Através de uma nota, o Esportes da Sorte informou a CNN Portugal que ratifica o seu compromisso com a verdade, com o jogo responsável e, principalmente, com o cumprimento de todos os seus deveres legais:

“O Esportes da Sorte ratifica seu compromisso com a verdade, com o jogo responsável e, principalmente, com o cumprimento de todos os seus deveres legais. A nossa casa está de portas abertas para apresentar documentos, esclarecer dúvidas e prestar apoio irrestrito a qualquer ação investigatória. Atuamos sempre com muita transparência e lamentamos o fato de, no momento, estarmos às escuras, sem acesso aos autos do inquérito e aos motivos da ação policial. Seguimos à disposição para todo tipo de esclarecimento que seja necessário para elucidar qualquer controvérsia.”

“A mãe tá enjaulada”

A advogada e influenciadora publicou entretanto uma “carta aberta” na sua página no Instagram. No comunicado, ela brinca dizendo que “a mãe tá enjaulada” e pede orações aos fãs. No comunicado aos seus mais de 20 milhões de seguidores, ela tranquiliza os fãs e reforça que está sofrendo uma “injustiça”.

No texto, ela pede orações aos fãs e reforça a narrativa de perseguição. Deolane confessa que está “destruída” ao ver a mãe passar por esta situação, que classifica como “humilhação”. A advogada diz que preferia passar “1, 10, 20 anos… ou mais” para provar sua inocência, sem que a mãe fosse presa.

A irmã da influencer, Dayane Bezerra, manifestou-se mais cedo: “Vamos provar mais uma vez a inocência”, disse, chamando de “inverdades e mentiras” as informações que circulam na internet sobre o caso.

Um advogado que acompanhou a prisão da advogada Deolane Bezerra disse que “ela está tranquila, não é nada demais aqui”, afirmou Romão Ulisses, advogado da comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).

Mãe levada ao hospital

A mãe da influenciadora regressou à delegacia após sentir-se mal e ser levada a hospital. Solange Alves sentiu-se mal depois de ser presa e levada, juntamente com a filha, para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na zona oeste do Recife, na manhã de quarta-feira.

A suspeita precisou de ser atendida pelo Corpo de Bombeiros, que a levou até o Hospital Português, no centro da capital pernambucana. Após atendimento médico, a custodiada retornou ao prédio do Depatri em uma viatura.

Noite na prisão

Após ter um pedido de habeas corpus negado, Deolane passou a noite na Colônia Penal Feminina do Recife. Na manhã desta quinta-feira, a influenciadora recebeu a vista das duas irmãs, também advogadas, Dayanne e Daniele Bezerra. Agora, Deolane aguarda passar por audiência de custódia, marcada para esta quinta-feira.

Apesar de ostentar vida luxuosa nas redes sociais, a advogada e influenciadora Deolane Bezerra não conta com privilégios na prisão. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE), ela está a seguir as rotinas das outras mulheres privadas de liberdade da unidade prisional.

A única “regalia” que a influencer recebeu foi uma cela individual, para ela e para a sua dela, Solange Alves.

“Por se tratar de um caso de repercussão, a unidade prisional tomou as medidas cabíveis de segurança a fim de resguardar a integridade física da pessoa privada de liberdade, mantendo-a em cela reservada”, informou a SEAP/PE à CNN Brasil.

Na manhã desta quinta-feira, foi possível ver a movimentação de fãs frente à unidade prisional, com cartazes que pedem “justiça” e a liberdade da influenciadora.

 

NE: este artigo é uma adaptação feita pela CNN Portugal de vários artigos publicados pela CNN Brasil, televisão de que é parceira. Acompanhe mais informações sobre o caso no site da CNN Brasil

 

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados