Empresário John Textor chega a acordo para adquirir Botafogo

11 jan, 00:18
John Textor

Norte-americano que quer investir no Benfica terá comprado 90% das ações do clube do Rio de Janeiro

O empresário norte-americano John Textor, que recentemente manifestou interesse em investir no Benfica, chegou hoje a acordo com o Botafogo para adquirir a maioria da sociedade anónima do futebol (SAF) do clube que foi promovido ao principal escalão do futebol brasileiro.

«O Presidente Durcesio Mello e o investidor John Textor assinaram, no início da tarde desta segunda-feira, o acordo vinculativo para transformação do Botafogo através de uma nova estrutura filiada por meio da SAF. Como rege o estatuto, o contrato segue para deliberação dos poderes do Clube em Sessão do Conselho Deliberativo, no dia 13 de janeiro, e em Assembleia Geral, no dia 14», comunicou o clube do Rio de Janeiro na sua página oficial.

Por sua vez, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, recorreu à rede social Twitter para manifestar a sua satisfação pelo marco histórico.

«É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial», enalteceu o dirigente do conjunto carioca.

De acordo com a site brasileiro Globo Esporte, o magnata, de 56 anos, que adquiriu 18% das ações do Crystal Palace, em agosto de 2021, vai comprar 90% das ações do Botafogo.

No domingo, em entrevista à TV Globo, Textor referiu que o valor da transação é «confidencial», mas a imprensa local indica que o investimento será de 62 milhões de euros (ME) ao longo de sete anos.

'O clube quer uma garantia significativa ao longo de vários anos para o pagamento de salários, custos operacionais e investimentos, que são os três principais pilares do sucesso no terreno», explicou Textor, durante a entrevista.

Este acordo terá de ser validado durante esta semana pelo conselho de administração do clube e pela assembleia geral do Botafogo, campeão brasileiro em 1968 e 1995.

Em julho de 2021, o Benfica revelou que o empresário norte-americano celebrou um acordo com o português José António dos Santos, maior acionista individual da SAD ‘encarnada’, para aquisição de 25% do seu capital social.

Já depois das eleições do clube, vencidas por Rui Costa, John Textor chegou a reunir com dois vice-presidentes do clube ‘encarnado’, manifestando interesse em investir na SAD do Benfica.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados