Treinador do Botafogo é o terceiro português a deixar marca fortíssima do lado de lá do Atlântico nos últimos anos. Mas onde fica ao lado de Abel Ferreira e de Jorge Jesus? Os números
Artur Jorge foi o mais recente treinadores português a deixar a sua marca no Brasil. Em pouco mais de uma semana, o técnico de 52 anos conduziu o Botafogo à conquista inédita de uma Libertadores e também do Brasileirão, título que escapava ao Fogão desde 1995.
Mas onde fica a época de sonho do «Rei Artur» ao lado dos registos de Jorge Jesus e de Abel Ferreira, compatriotas que conquistaram o Brasil e a América do Sul nos últimos anos?
A pedido do Maisfutebol, a SofaScore, parceira do nosso jornal, juntou os dados dos três treinadores e colocou-os lado a lado.
Jesus, cujo impacto no Flamengo entre 2019 e 2020 (apenas um ano) foi refletido em cinco troféus, é quem tem uma maior percentagem de vitórias - 74 por cento - média de golos marcados por jogo (2,31) e também pontos por jogo (2,52) no Brasileirão.
LEIA TAMBÉM: a dimensão de Artur Jorge no Brasil já pode ser comparada à de Jesus ou Abel?
Após quatro anos e meio em Terras de Vera Cruz, Abel Ferreira, que já superou a fasquia dos 300 jogos no comando do Palmeiras, conquistou o dobro dos troféus de Jesus, mas é também, dos três, o que tem uma percentagem mais baixa de triunfos: 58 por cento.
Com triunfos em 60 por cento dos jogos, Artur Jorge apresenta a média mais baixa de golos marcados por jogo (1,64), mas é também quem mais sucesso vai tendo a fechar a baliza: ligeiramente melhor do que os dois compatriotas.