Chega quis bloquear contagem dos votos que podem mudar resultados em Lisboa. Tudo adiado para sexta-feira

16 out, 18:45
Quadradinho

Lei previa que os resultados fossem afixados esta quinta-feira, mas a decisão só será conhecida após o prazo. Bruno Mascarenhas diz que vantagem para João Ferreira cresceu para 21 votos

A contabilização dos 45 boletins com falhas nos quadradinhos ao lado do partido Chega foi adiada para esta sexta-feira, apurou a CNN Portugal. A decisão foi tomada após o partido de André Ventura se ter oposto à contabilização desses votos vindos da freguesia de São Domingos de Benfica à Assembleia de Averiguação Final. 

No entanto, a decisão dos responsáveis pela averiguação foi no sentido oposto, disse o vereador Bruno Mascarenhas à CNN Portugal. “O nosso partido opôs-se à contabilização porque a mesma coloca em causa não só a confidencialidade do voto, como também possibilitou a inversão do sentido de voto original”.

O prazo para a afixação dos editais com os resultados finais era esta quinta-feira, mas, segundo André Wemans, da Comissão Nacional de Eleições, não vê qualquer problema em adiar a decisão, considerando o “apuramento rigoroso é mais importante do que a afixação dos resultados incompletos em tempo normal”. 

Neste momento, segundo disse também Bruno Mascarenhas à CNN Portugal, o Chega aumentou a sua distância para a CDU na contagem municipal, estando agora 21 votos à frente da candidatura de João Ferreira. “Existiram vários votos nulos que foram considerados válidos para o Chega e também votos que foram considerados válidos para a CDU que acabaram por ser tidos como nulos”. 

Em causa está um erro detetado quando 61 eleitores se dirigiram, nos dias 6 e 7 de outubro, à Câmara de Lisboa para o voto antecipado para as autárquicas: o papel em que constavam os diferentes partidos candidatos à Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica não tinha um quadradinho a seguir ao nome do partido Chega.

O caso, segundo fontes autárquicas ouvidas pela CNN Portugal, foi resolvido da seguinte forma: todos os boletins preenchidos pelos eleitores de São Domingos de Benfica, incluindo não só os que contavam para a Junta de Freguesia mas também para a Assembleia Municipal de Lisboa e para a Câmara Municipal, ficariam fechados até terça-feira, altura em que começaram as assembleias gerais de apuramento de voto. Ou seja, nenhum daqueles votos foi contado até agora - e devem passar a ser contados na sexta-feira.

Como o Chega ficou 11 votos à frente da CDU, pelo método de Hondt tem capacidade de eleger dois mandatos, sendo que os comunistas nessa diferença eleitoral ficam reduzidos a um vereador. Mas esses 45 votos podem mudar as relações de força na autarquia, para não falar da possibilidade de um desses partidos vir a pedir a recontagem dos votos em toda a freguesia, que tem cerca de 30 mil eleitores - dos quais mais de 18 mil votaram -, ou mesmo a impugnação dos resultados.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos