Covid-19. DGS acaba com boletins diários

10 mar 2022, 15:06
Profissionais de saúde são pintados como heróis (Dmitri Lovetsky/AP)

O relato diário do número de infeções por SARS-CoV-2, óbitos e internamentos deixará de ser diário. A Direção-Geral da Saúde vai apostar num modelo semanal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai acabar com os boletins diários que dão conta do número de novos infetados por SARS-CoV-2, contactos de risco, óbitos e internamentos, apurou a CNN Portugal esta manhã junto da autoridade de saúde, que adiantou que uma mudança de estratégia de comunicação estaria para “muito em breve”.

Esta quinta-feira à tarde, a DGS confirmou que passará a emitir "um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira".

“A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários”, disse o organismo em comunicado. Sempre que se justificar, diz a DGS, irá haver uma adaptação do modelo de comunicação.

O novo Relatório de Situação, que será publicado em simultâneo com o Relatório de Monitorização da Covid-19, "incluirá o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a 7 dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal. Serão igualmente divulgados o número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário", anuncia o comunicado.

Relativamente à vacinação, o relatório também passará a ser semanal. Diz a DGS que englobará dados da cobertura vacinal contra a covid-19," incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário".

Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, deixarão de ser divulgados, anuncia a DGS.

Embora se esteja a verificar uma tendência de subida do número de casos, tal como noticiou a CNN Portugal, o número de óbitos está abaixo do registado no início do ano e estima-se que, até ao final deste mês, se consiga atingir o limiar de 20 óbitos por milhão de habitantes estipulado pela DGS para o alívio das medidas de restrição ainda em vigor, que segundo as projeções do organismo de saúde está previsto para o dia 3 de abril, como é o caso do uso de máscaras em espaços fechados, um tema que está em cima da mesa, tal como revelou Graças Freitas.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados