Ministério Público de Coimbra não recebeu denúncias contra investigadores do CES

Agência Lusa , MBM
17 abr 2023, 14:37
Universidade de Coimbra. (Viola Lopes/ Getty Images)

“À partida, sem a queixa dos respetivos titulares, não iremos oficiosamente iniciar qualquer inquérito", explicou o Ministério Público acerca de ainda não existirem denúncias contra os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins

O Ministério Público de Coimbra revelou esta segunda-feira à agência Lusa que não recebeu, até ao momento, qualquer denúncia contra os dois investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, entretanto suspensos de todos os cargos que ocupavam.

“Não recebemos nenhuma denúncia em relação aos dois visados: os doutores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins. Sobre denúncias contra outros investigadores do CES, sem nomes concretos não temos maneira de averiguar”, referiu.

À agência Lusa, a mesma fonte disse ainda que o Ministério Público não irá iniciar qualquer inquérito sobre esta matéria, uma vez que “tudo indica serem crimes semipúblicos”.

“À partida, sem a queixa dos respetivos titulares, não iremos oficiosamente iniciar qualquer inquérito”, explicou.

Três investigadoras que passaram pelo CES denunciaram situações de assédio e violência sexual por estes dois membros do centro de estudos, num capítulo do livro intitulado “Má conduta sexual na Academia - Para uma Ética de Cuidado na Universidade”, publicado pela editora internacional Routledge.

As autoras do capítulo, a belga Lieselotte Viaene, a portuguesa Catarina Laranjeiro e a norte-americana Myie Nadya Tom, estiveram no CES, como, respetivamente, investigadora de pós-doutoramento (com uma bolsa Marie Curie) e estudantes de doutoramento.

Os investigadores Boaventura Sousa Santos e Bruno Sena Martins acabaram por ser suspensos de todos os cargos que ocupavam no CES, até ao apuramento das conclusões da comissão independente que a instituição está a constituir para averiguar as acusações de que são alvo.

Após surgirem notícias sobre o capítulo, os dois investigadores negaram todas as acusações.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados