Compras online na Black Friday voltam a crescer - e já representam 22% do total

2 dez 2022, 20:00
UNESCO cria Blue Friday para alertar para os oceanos (Foto: A. Forouzani/Unsplash)

Mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online. Total de compras na Black Week aumenta 12% face a 2021, e 7% na Black Friday, já o valor médio das compras desceu para 40,4 euros

Mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online, segundo dados lançados esta sexta-feira pela Sibs Analytics. Em comunicado, a entidade destaca que do valor gasto no passado dia 25 de novembro, 22% foi em compras online, o que representa um aumento face aos 18% registados no ano passado.

A proporção gasta em compras online tem vindo a aumentar gradualmente sendo que em 2019, do valor total gasto, 12% foi em compras online, tendo passado para os 16% em 2020.

Em linha com o crescimento das compras online está também o aumento do comércio via MB WAY. Nesta edição da Black Friday, o MB WAY foi utilizado mais 17,3 vezes em compras físicas do que o registado em 2019, quando este indicador se situou nos 5,9 vezes mais.

Dado que as campanhas comerciais da Black Friday se têm estendido pelos vários dias da Black Week, nomeadamente, entre 21 e 28 de novembro, a decisão de compra dos consumidores também tem seguido esta tendência.

Fonte: SIBS Analytics

Na edição deste ano, o total de compras na Black Week aumentou 12% face a 2021, enquanto no dia da Black Friday este crescimento foi de 7%. Já o valor médio das compras desceu 5,4%, em termos homólogos, passando dos 42,7 euros para 40,4 euros.

No topo das tipologias de produtos e serviços com o maior crescimento deste ano estão as categorias de “Moda e Acessórios” a liderar, seguida da categoria “Beleza Cosméticos e Perfumes”, “Material Desportivo e Recreativo” e “Jogos, Brinquedos e Bens de Puericultura”. No top 5 deste ano, verificou-se ainda a saída da categoria “Tecnologia” e a entrada de “Decoração e Artigos para o Lar”.´

O maior crescimento de compras na Black Friday verificou-se em Coimbra, Braga e Bragança, face à média do mês de novembro, enquanto Santarém e Portalegre registaram os menores crescimentos.

 

Relacionados

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados