Arrisco dizer que foi a bitcoin que retirou a vitória a Kamala Harris. Ora leia porquê
A bitcoin (e afluentes) vivem numa permanente crise existencial: a maior parte dos pequenos investidores decidem a compra no curto prazo mas aplicam-lhe geralmente uma estratégia de longo prazo. Mais do que longo prazo, aplicam-na para a vida! Desenvolveram inclusivamente uma terminologia própria. Podiam simplesmente chamar-lhe “buy and hold” (compra e mantém) mas quiseram ir mais longe e hold transformou-se em HODL “Hold for Dear Life” (mantém para a querida vida).
Para além de refletir humor, a estratégia HODL reflete também uma visão extremamente confiante perante a bitcoin. A nós disseram-nos que a nossa garantia de vida é a casa, mas a bitcoin veio partir em peças este conceito. Os jovens vêm a bitcoin como a sua a garantia de uma vida querida!
A administração Biden e Kamala não foi propriamente defensora do mundo cripto. Gary Gensler, o presidente da SEC (regulador dos mercados americanos) não perdoou nenhuma empresa no que diz respeito aos criptoativos. Não me vou alongar muito, mas o conceito é mais ou menos este: existe um equity test (Howey Test) criado em 1946 nos EUA e que serve de bitola na SEC para definir quando um produto é considerado equity, vulgo, ações, ou não.
Por exemplo, o arroz não é uma equity (uma ação), é uma commodity (uma mercadoria] e, portanto, não entra no perímetro da SEC mas sim de um outro regulador. O ouro também não passa no Howey Test. Mas a grande questão é: e a ethereum, a bitcoin, a solana, a doge, etc.…serão equities? Se forem equities, então serão tratadas como se fossem ações de uma empresa e como tal têm regulamentação própria definida pela SEC (impostos, etc...) .
O que de facto acontece é que muitas das criptos são na realidade tokens que em bom rigor se equiparam a ações (como se fossem ações de uma empresa) e que visam ser uma forma de financiar empresas ou projetos, mas outras como a bitcoin não têm ligação a qualquer projeto e como tal são efetivamente uma moeda digital.
Parece tudo bem, mas não é. Empresas como a Coinbase está a braços com um enorme processo judicial por ter transacionado equities sem estar autorizada para o fazer. Isto porque o regulador entendeu que algumas das moedas digitais a que chamamos criptos são, na realidade, equities.
Mas a Coinbase é apenas uma de muitas exchanges processadas.Também a Ripple não foi perdoada pela SEC, que argumenta que a cripto XRP é, na realidade uma cripto. Já lá vão anos de disputa e centenas de milhões gastos mas a Ripple assumiu a luta contra a SEC e aparentemente está a ganhar, mas foi preciso ter muito “cabedal” para enfrentar uma guerra judicial destas nos EUA.
Espero não o/a ter perdido mas era importante contextualizar. Mas então o que é que isto tem a ver com as eleições?
A bitcoin e as eleições dos EUA
É que o Sr. Gensler foi sempre defendido pelos democratas, mas a comunidade cripto já está farta de ver um senhor sempre a dizer que tal token é uma equity porque não passou no Howey Test e argumenta que o Howey Test inclusivamente é retrógrado, e que as criptos carecem de uma regulamentação específica. Não manifesto a minha posição quanto a isso, mas diz-me o senso comum que algo que demora longos anos em disputa nos tribunais não deve certamente ser uma questão tão óbvia como a SEC diz ser.
Mas Gensler diz que o teste que foi criado em 1946 funciona na perfeição e com isto tem provocados estes altos e baixos nas cotações das criptos. O chamado "cold winter" das criptos.
Trump defendeu fortemente a comunidade cripto e disse até que Gensler iria para a rua nas primeiras horas do seu mandato. Disse também estar tão convicto com a bitcoin que os Estados Unidos deveriam até ter uma reserva de bitcoin conforme tem de ouro. E disse mais, disse que quer que o centro de mineração de bitcoins aconteça nos Estados Unidos! Ou seja, disse tudo o que os investidores cripto queriam ouvir, estivessem eles onde estivessem a nível de investimentos. O sector todo iria beneficiar com Trump. Kamala não se dirigiu à comunidade cripto dando a ideia de que, com ela (e por conseguinte com Gensler), tudo iria ser mais do mesmo!
Muitos destes investidores já possuem as suas criptos há imensos anos na tal estratégia HODL. O pico da bitcoin havia acontecido em 2021 e muitos mantiveram-se com ela (e com outras) até hoje. Votar Kamala não era apenas uma questão política. Para muitos, seria uma questão financeira!
Estima-se, segundo um artigo da CBS, que entre 7 a 21% de americanos têm criptos, ou seja entre 18 e 50 milhões de americanos, mas há artigos a colocar esses valores em 25% dos americanos. As criptos, como novidade que são, geram dois tipos de reações extremas: os cripto-fanáticos e os cripto-negacionistas. Há poucos pelo meio! Portanto, estes milhões de americanos possuidores de criptos estão extremamente convictos quanto aos seus ativos.
Nas últimas contagens que vi, Trump ia à frente por cerca de três milhões de votos (sim, ainda se estão a contar votos) e ganhou em alguns estados por poucos milhares! Qual terá sido o papel da comunidade cripto nas eleições americanas e quanto perdeu Kamala pela atitude de Gensler, normalmente identificada como arrogante pelos que acreditam na nova economia e na bitcoin?
Pode ter sido um erro “mortal” dos democratas e Gensler pode mesmo ter sido o causador da viragem da presidência. Note-se que, nos EUA, existem cerca de 14% de afro-americanos e 19% de hispânicos, ou seja, é muito possível que a comunidade cripto seja maior do que cada uma delas. Poderão ter voado por questões financeiras - e não políticas - muitos milhões de votos dos eventuais 40 milhões que possuem criptos.
E no seu caso? Estando dividido entre dois candidatos, votaria naquele que lhe garante o que tem guardado no pé de meia, ou naquele em que corresse o risco de transformar esses activos em zero ou de os tributar pesadamente por um governo que achasse que o que HODL não vale nada?
Trump poderá ter ganho muitos milhões de votos com a bitcoin. Arrisco dizer que foi a bitcoin que retirou a vitória a Kamala Harris.
Leia mais artigos deste autor sobre a bitcoin aqui.