Este pacote de Cheetos levou uma reserva natural a emitir um sério comunicado: "Pode parecer trivial, mas pode mudar o mundo"

CNN , Marnie Hunter
28 set, 15:00
Carlsbad Caverns National Park

Imagine que visitou um parque nacional e depois é confrontado com um comunicado, porque deixou algo para traz. Aconteceu com as Cavernas de Carlsbad e o produto indesejado era um pacote de batatas fritas, mas o problema é maior do que parece, porque "grilos, ácaros, aranhas e moscas rapidamente se organizaram numa cadeia alimentar temporária; os bolores espalham-se pelas superfícies próximas, frutificam, morrem e cheiram mal; e o ciclo continua”

A água pura é a única coisa que os visitantes podem consumir dentro da enorme caverna do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, no Novo México. Os Cheetos são proibidos, e o recente visitante do parque que deixou cair um saco cheio deles criou um “enorme impacto” no ecossistema da caverna, revelou o parque numa publicação no Facebook.

“À escala da perspetiva humana, um saco de batatas de fritas perdido pode parecer trivial, mas para a vida da gruta pode mudar o mundo”, afirmou o parque no seu post sobre o lixo encontrado fora do trilho na Sala Grande.

“O milho processado, amolecido pela humidade da gruta, formou o ambiente perfeito para acolher a vida microbiana e os fungos. Grilos, ácaros, aranhas e moscas da caverna rapidamente se organizaram numa cadeia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e as formações ao redor. Os bolores espalham-se pelas superfícies próximas, frutificam, morrem e cheiram mal. E o ciclo continua. E o ciclo continua”, pode ler-se.

O parque disse que os guardas florestais passaram 20 minutos a remover cuidadosamente bolores e detritos estranhos das superfícies dentro da caverna, observando que, embora alguns membros do ecossistema que surgiram dos lanches fossem moradores de cavernas, “muitos da vida microbiana e bolores não são”.

O post considera que esse impacto particular na gruta é “completamente evitável”, contrastando-o com os rastos de cotão difíceis de evitar deixados por cada visitante.

“Todos nós, grandes ou pequenos, deixamos um impacto onde quer que vamos. Deixemos todos o mundo num lugar melhor do que o encontrámos”, exortava o post.

O site do parque diz que comer e beber qualquer coisa que não seja água pura atrai animais para a caverna.

As Cavernas de Carlsbad seguiram o seu post sobre o saco de Cheetos com um post sobre o princípio “não deixar rasto” de eliminar os resíduos corretamente.

“Contrariamente à crença popular, a caverna NÃO é um grande caixote do lixo”, diz o post, mas os guardas florestais apanham os resíduos deixados para trás todos os dias.

“Por vezes, pode ser uma embalagem de pastilha elástica ou um lenço de papel, outras vezes, infelizmente, pode significar dejectos humanos, cuspo ou tabaco de mascar.” Pede-se aos visitantes que não deixem lixo na caverna e que utilizem as casas de banho designadas.

A Big Room no Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad é a maior câmara de caverna em volume da América do Norte. É acessível através de um trilho relativamente plano de 2 km (1,25 milhas). A caverna foi formada há milhões de anos, quando o ácido sulfúrico dissolveu o calcário, criando passagens nas cavernas.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados