Depois da depressão Caetano, a tempestade Bert está prestes a afetar Portugal

21 nov, 17:17
Chuva (Associated Press)

 

 

 

Vento, com rajadas acima dos 70 km/h, chuva forte e agitação marítima prevista para Portugal continental no fim de semana

Depois da depressão Caeteno, a depressão Bert está prestes a afetar Portugal continental, segundo um novo aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado esta tarde e válido até ao final de segunda-feira.

Numa altura em que a depressão Caetano, que se desloca da Península Ibérica em direção à Bretanha e afeta sobretudo Espanha, está a condicionar o estado do tempo nas regiões Norte e Centro, entre esta quinta e sexta-feira, "originando períodos de chuva e vento forte com rajadas até 70 km/h nas terras altas", uma nova tempestade vai prolongar o mau tempo em Portugal continental.

Apesar de o nosso país "não ser diretamente atingido pela tempestade", "uma superfície frontal fria associada à mesma irá atravessar o território entre o final de domingo, dia 24, e a manhã de dia 25".

Bert é o nome atribuído pelo serviço meteorológico da Irlanda (Met Éireann) a esta depressão, que vai trazer muito vento, com rajadas acima dos 70 km/h, chuva por vezes forte e agitação marítima. 

"Prevê-se um aumento da intensidade do vento, do quadrante sul, a partir de sábado dia 23, com rajadas que no dia 24 e até ao início da manhã de dia 25 poderão atingir valores da ordem dos 70 a 80 km/h no litoral Norte e Centro e dos 90 a 100 km/h nas terras altas. A precipitação será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro entre a tarde de domingo, dia 24, e a manhã de dia 25, com valores acumulados que poderão atingir os 30 a 50 mm, em especial no Minho e regiões montanhosas", especifica o IPMA.

Quanto ao estado do mar, a agitação "irá aumentar" no sábado, "com ondas entre 2 a 3,5 metros, (...) aumentando para 3 a 4,5 metros no dia 25".

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados