O "anti-Instagram" está a ser um sucesso: breve história da app que não quer tudo perfeitinho

11 mai 2022, 16:15
BeReal. Austin Steele (CNN)

Chama-se BeReal e está em ascensão nas lojas de aplicação da Apple e da Google

Com a premissa "uma nova e única maneira de descobrir como são verdadeiramente os teus amigos no dia a dia", a aplicação é número um das apps gratuitas na Apple Store e no Google Play nos Estados Unidos. Em Portugal encontra-se em oitavo lugar na categoria de redes sociais na Apple Store.

Foi criada em 2020 mas foi em 2022 que começou verdadeiramente a crescer, acumulando até ao momento cerca de sete milhões de instalações. A BeReal diz que promove a autenticidade. 

A aplicação francesa cresceu mais rapidamente do que os seus fundadores, Alexis Barreyat e Kévin Perreau, tinham previsto quando a criaram e tem captado principalmente a atenção da geração Z, ou seja, daqueles nascidos entre a segunda metade dos anos 90 até ao início do ano 2010.

A utilização desta aplicação pela geração Z, que cresceu com redes sociais como o Instagram, poderá demonstrar que os jovens começam a ser adeptos de redes sociais que se posicionam como "anti-Instagram", como é o caso do BeReal.

O conceito "anti-Instagram" significa que a app pretende ser o oposto dessa rede social, que se baseia na fotografia perfeita - a BeReal anuncia-se como uma visão crua do dia-a-dia.

@bereal Let’s make BeReal n1 forever so our children won’t have to see this #fyp #bereal ♬ I WANNA RIDE - 💋

Afinal, como funciona?

Quando instalada a aplicação, o utilizador recebe um push com dois emojis amarelos de alerta que diz que está na hora de ser real. Depois desta notificação, a pessoa tem dois minutos para tirar uma foto a mostrar o que estiver a fazer no exato momento, quer seja a comer, a estudar, a passear ou a fazer as coisas mais mundanas possíveis.Tudo sem filtros.

O objetivo é promover a autenticidade, logo pede-se ao utilizador que não tenha pudores, partilhando a realidade da sua vida.

Tirada a fotografia, o usuário pode escolher partilhá-la apenas com amigos ou com todos os utilizadores da aplicação, sendo que não pode ver as fotografias das outras pessoas até publicar a sua.

Além disso, caso alguém se atrase a tirar a sua fotografia, a aplicação irá indicar quanto tempo de atraso além dos dois minutos ocorreu.

O que distingue este aplicativo de outros passa também pela contagem de seguidores, sendo que esta app não mostra quantos seguidores os outros utilizadores têm e, para felicidade de muitos, não tem qualquer tipo de anúncio.

@bereal Gracias a todos por el apoyo tan enorme🖤 en la vida nos lo hubieramos imaginado #parati ♬ original sound - emmimailin

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados