Se a Liga começasse na segunda volta... o FC Porto seria terceiro

29 abr 2019, 13:05
Sérgio Conceição

Formação de Sérgio Conceição estaria, aliás, mais perto do quarto lugar do que do primeiro

O FC Porto está a fazer uma segunda volta muito abaixo dos rivais.

Essa é a principal conclusão a retirar da análise à classificação do segundo turno do campeonato nacional, que coloca a formação de Sérgio Conceição em terceiro lugar: mais perto até do quarto classificado do que do primeiro.

O FC Porto somou na segunda volta 33 pontos, menos dois pontos do que o Sporting e menos sete do que o Benfica. A vantagem sobre o Sp. Braga, no quarto lugar, seria aliás de apenas seis pontos.

Mas há mais: Bruno Lage entrou duas jornadas antes do fim da primeira volta e se o campeonato começasse nessa altura a distância do FC Porto para o Benfica seria ainda maior: nove pontos, mais precisamente.

O Benfica, portanto, fez um grande campeonato desde que Bruno Lage entrou, ao contrário do FC Porto, que fez uma má segunda volta, pior até do que o Sporting. O Sp. Braga manteria o quarto lugar, mas mais longe do Sporting: a oito pontos.

De resto, o que há a destacar?

Acima de tudo o Desp. Aves. A formação avense é a quinta melhor classificada na segunda volta, com um total de 24 pontos (apenas menos três do que o Sp. Braga), bem acima dos 12 pontos feitos na primeira volta.

O Desp. Aves estaria então num lugar europeu, embora o Moreirense continuasse na luta pelo quinto lugar: seria nesta altura sexto classificado, a três pontos da formação de Augusto Inácio. 

Seguir-se-iam o Rio Ave, o Boavista, o Desp. Chaves e o Marítimo, todos com 19 pontos somados, o que nos casos de Rio Ave (20 pontos), Marítimo (17 pontos) e Boavista (16 pontos) estariam em linha com o que fizeram na primeira volta. Já no caso do Desp. Chaves há um claro crescimento, já que os transmontanos no primeiro turno somaram apenas 12 pontos.

A maior desilusão da segunda volta acaba por ser o Belenenses. Depois de somar 28 pontos na primeira volta, a formação de Silas fez apenas 12 pontos na segunda. Se contasse apenas o segundo turno, o Belenenses estaria até em posição de descer de divisão, ao lado de Nacional (oito pontos na segunda volta) e Feirense (2 pontos na segunda volta).

Ora o Feirense, precisamente, também teve uma quebra abruta (de 13 para 2 pontos), tal como o Portimonense (de 24 pontos na primeira volta para 12 na segunda).

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados