Benfica votou contra... mas é favorável à divulgação dos audios do VAR

7 jun 2022, 19:32
VAR/Vídeo-árbitro (FPF)

SAD encarnada explica em comunicado que alteração da regulamentação tem de ser feita com critério e vai convocar um Conselho de Presidentes urgente

O Benfica, tal como o FC Porto, votaram contra uma proposta apresentada pelo Sporting que pretendia ver aprovada pela Assembleia Geral da Liga a possibilidade de os clubes pedirem acesso aos audios do VAR dos jogos em que participam.

Ora o Benfica votou contra, mas em comunicado garantiu que é a favor desta medida.

«O Sport Lisboa e Benfica esclarece que é e será totalmente favorável, por questões de transparência, à publicitação dos áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. Contudo, essa mudança, que se crê fundamental para o futebol português, tem de ser feita de uma forma legal e sustentável», pode ler-se.

«O entendimento do Benfica é o de que a Assembleia Geral da Liga não é, nem pode ser, o local para efetuar essa mudança. Não é demais recordar que as normas hoje aprovadas por esta Assembleia terão, ainda, de ser ratificadas pela Assembleia Geral da FPF, a qual, em posição sustentada pelo seu Conselho de Arbitragem, vê como ilegal essa divulgação.»

O comunicado recorda, de resto, a divulgação dos audios do VAR é proibida pelo International Board e pela FIFA, embora no Brasil e em Inglaterra os audios sejam divulgados, e sem consequências conhecidas.

«Como se compreende, não se pode fazer assentar um edifício tão fundamental para o futuro do futebol português em alicerces tão instáveis como estes, alterando uma norma em sede errada, correndo o risco de comprometer de início toda esta iniciativa e, bem assim, desconsiderando a experiência internacional nesta matéria», adianta.

«Nesse sentido, o Benfica irá propor a realização urgente de um Conselho de Presidentes, na qual será proposta a interpelação da Federação Portuguesa de Futebol, enquanto entidade competente para abordar esta problemática, para que esclareça, cabal e definitivamente, junto das instâncias internacionais qual o âmbito da divulgação possível de tais áudios, enquanto instrumento fundamental para a evolução da arbitragem.»

 

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados