Sérgio Leite sobre Ednilson: «É um dos jogadores do futuro»

12 jan 2001, 19:33

Guarda-redes do Espinho é um dos grandes amigos do reforço benfiquista Sérgio Leite soube da novidade pelo Maisfutebol. Ficou contente pelo passo dado pelo amigo e não teve dúvidas em considerar: «Pode ser uma mais-valia para o Benfica. Vem de Roma com muito mais experiência. Não se esqueçam que trabalhou com alguns dos melhores jogadores do Mundo...»

Um dos melhores amigos de Ednilson, o novo reforço do Benfica, é Sérgio Leite. O guarda-redes que o Boavista cedeu esta época ao Espinho foi colega do médio-defensivo no clube axadrezado e nas selecções jovens. 

Sérgio Leite soube a notícia pelo Maisfutebol e não escondeu a sua satisfação: «É uma excelente notícia. É sempre bom regressar ao país, é em Lisboa que ele tem os familiares e de certeza que está contente com este regresso». 

Numa breve análise sobre o amigo e ex-colega, Sérgio Leite considerou: «É, acima de tudo, um jogador muito inteligente. Como médio-centro, joga tão bem a defender como a atacar. Quando se pensa num médio-defensivo, imagina-se um jogador que destrua muito jogo, mas com pouca técnica. Não é o caso do Ednilson. Ele é muito evoluído tecnicamente, faz passes muito certos. O Benfica fez uma excelente aquisição». 

«Roma deu-lhe mais experiência» 

Para Sérgio Leite, a passagem por Itália foi crucial para o ingresso de Ednilson no clube da Luz: «O Ednilson vem de Roma com muito mais experiência. Não se esqueçam que ele trabalhou com alguns dos melhores jogadores do Mundo. Por certo que voltou de lá enriquecido».  

Deste modo, o guarda-redes do Espinho acredita que o seu amigo dos tempos do Boavista pode vir a ser peça importante na equipa de Toni: «Pode ser uma mais-valia para o Benfica. Não sei se entrará logo na equipa principal, o Benfica tem um grande plantel, mas estou certo que terá a sua oportunidade e poderá provar que é um dos grandes jogadores do futuro no futebol português». 

Recordações de glórias recentes 

Sérgio Leite não tem dúvidas. Apesar de ter tido poucas oportunidades em Itália, Ednilson fez bem ir para Roma: «Acho que foi bom para ele. A Lei Bosman ajudou essa oportunidade e ele aproveitou-a. Provavelmente, saiu do Boavista de uma forma não muito boa para ele, mas há situações em que o jogador tem que agir rápido...» 

Do Bessa e das selecções jovens, ficam as recordações de glórias vividas juntos: «Fomos campeões da Europa de sub-16, numa prova na Áustria. Vencemos a final frente à França, por 1-0. É essa a melhor recordação que tenho com ele nas selecções. Era o Agostinho Oliveira o seleccionador. Aliás, foi ele o treinador que mais apostou no Ednilson. No Boavista, jogámos em escalões etárias diferentes, mas o Ednilson destacava-se sempre por estar avançado para a idade que tinha».

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados