Federação chilena chama Escalona a depor

28 mar 2001, 00:00

Contacto com o Benfica ainda esta semana A Associação Nacional de Futebol Chileno (ANFC) vai solicitar ao Benfica uma autorização para ouvir Alejandro Escalona no Chile. Carlos Toro, dirigente da ANFC, garantiu ao Maisfutebol que o pedido seguirá «ainda esta semana», mas que «não existe qualquer pressa» em ouvir o jogador. «Podemos esperar até ao final do campeonato português», referiu.

A Associação Nacional de Futebol Chileno (ANFC) vai solicitar ao Benfica uma autorização para que Alejandro Escalona, lateral esquerdo dos «encarnados», viaje até ao Chile para prestar declarações sobre a forma como conseguiu nacionalidade italiana. 

Contactado pelo Maisfutebol, Carlos Toro, director da ANFC, admitiu que a Comissão criada para investigar o caso dos passaportes falsos ainda não enviou qualquer pedido dirigido ao clube português ou ao jogador para prestar qualquer esclarecimento, mas tenciona fazê-lo ainda esta semana.  

«Em princípio até ao final desta semana entraremos em contacto com o Benfica. Primeiro falaremos com o clube e só depois com o jogador», referiu Carlos Toro. Segundo o responsável pela Comissão investigadora do caso dos passaportes falsos, «não existe qualquer indício ou prova de irregularidades na documentação de Escalona», mas a ANFC quer ouvir o jogador «encarnado» com o objectivo de esclarecer todo o processo que envolve falsificação de passaportes de futebolistas chilenos. 

Carlos Toro acrescentou, ainda, que «não existe qualquer pressa» em ouvir o depoimento do lateral do Benfica, já que «não se trata de uma investigação particular, mas sim de mais uma opinião para entender o processo» que envolve um grande número de jogadores chilenos. «Se tivermos de esperar pelo final do campeonato português para ouvir Escalona, não há qualquer problema», referiu. 

Recorde-se que Escalona possui passaporte italiano que lhe permite alinhar pelo Benfica como jogador comunitário. À semelhança de Pablo Contreras e Pablo Tallarico e

solicitou o passaporte italiano na cidade de Roma. 

A ANFC, na sequência de um pedido formulado pela FIFA, criou uma comissão para investigar a situação de todos os jogadores chilenos que alinham no futebol europeu com estatuto comunitário, tendo fortes suspeitas que a documentação de Pablo Contreras não será verdadeira.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados