FC Porto e Sporting reagem à morte de Chalana: «Uma grande figura»

10 ago, 10:50
Chalana num jogo contra o FC Porto

Rivais do Benfica deixaram mensagens nas redes sociais. Liga e FPF lamentam perda de um «jogador genial»

Os dois principais rivais do Benfica, FC Porto e Sporting, já reagiram à morte do antigo internacional português e ex-jogador dos encarnados, Fernando Chalana, anunciada pelo clube da Luz nesta quarta-feira.

Os dragões recordaram os jogos em que tiveram de enfrentar o «pequeno genial». «Duelos que também fazem parte da nossa história. Descansa em paz, Fernando Chalana», escreveram nas redes sociais.

Já os leões, lembraram os tempos de Chalana e Rui Jordão ao serviço da seleção portuguesa. «Uma grande figura do futebol português. Descansa em paz, Fernando Chalana», lê-se na publicação.

O Bordéus, clube onde passou durante três temporadas (entre 1984 e 1987), refere que «tomou conhecimento com tristeza do falecimento de Fernando Chalana» e «envia as suas mais sentidas condolências à sua família e entes queridos».

«Um atleta de excelência que representou Portugal nos maiores palcos e terminou a sua carreira de tricolor ao peito. A todos os familiares e amigos, o Estrela da Amadora endereça as mais sentidas condolências», assinalou o clube da Reboleira, onde Chalana terminou a carreira de jogador.

«Partiu aos 63 anos Fernando Chalana, futebolista genial que se destacou no Euro84 ao serviço da equipa de todos nós e que defendeu a camisola do Belenenses na temporada 1990/91, na qual disputou 14 partidas», recordou o Belenenses, cujas cores vestiu em 1990/91, em nota oficial.

Já o Barreirense, onde Chalana iniciou a formação, agradeceu «tudo o que fez» pelo clube. «O Futebol Clube Barreirense vem por este meio lamentar a morte de Fernando Chalana. Fernando Chalana iniciou o seu percurso futebolístico no Barreirense na época 73/74, transferindo-se depois para o Benfica», lê-se na nota publicada no Facebook.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destaca que «Chalana foi indiscutivelmente um dos melhores jogadores da história do nosso futebol e um nome que distinguiu Portugal no Mundo».

«O ‘pequeno génio’ espalhou magia e arte pelos campos de futebol, deliciou os adeptos com a sua fantasia, conquistou a admiração de todos os apaixonados do desporto e foi merecidamente elevado à dimensão de ídolo», escreveu o dirigente sobre aquele que «foi um ser humano de qualidades excecionais».

«Até sempre, Pequeno Genial», lê-se também na mensagem da Liga nas redes sociais. «O futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana», refere o presidente do organismo, Pedro Proença, no Facebook, acerca de «um dos mais geniais jogadores da história do futebol português».

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, também reagiu ao falecimento do antigo internacional português. «Um dos jogadores mais geniais do futebol português deixou-nos aos 63 anos. O seu futebol inspirou jovens gerações e despertou paixões pela modalidade. Manifesto as mais profundas condolências à família, amigos e ao Benfica», publicou o governante.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados