Jovem de 22 anos está a caminho da Luz depois de um início de temporada impressionante ao serviço do Rosenborg, da Noruega. Já é internacional sub-21 pela Dinamarca e sonha jogar no Liverpool
14 jogos, 15 golos e sete assistências.
Este é um registo fácil de impressionar, mesmo que seja no campeonato norueguês, o 15.º classificado do ranking UEFA.
E o Benfica impressionou-se.
Casper Tengstedt tem 22 anos, joga no Rosenborg, e está a caminho da Luz, tal como o Maisfutebol noticiou.
Mas afinal quem é este goleador dinamarquês que está prestes a custar sete milhões de euros aos cofres da SAD encarnada?
O começo em Viborg, com os genes do pai
Casper Tengstedt nasceu no primeiro dia de junho de 2000. O pai, Thomas Tengstedt, também foi futebolista profissional. Acabou a carreira em 2009, ao serviço do Viborg FF, clube que o filho também representou, já depois de ter passado pelo Viborg Søndermarken.
Em 2015, Tengstedt, o mais novo, subiu o nível e mudou-se para o Midtjylland, onde completou a formação, a meias com o Nuremberga: em 2019/20, passou um ano emprestado na equipa B dos germânicos.
A entrada para o futebol profissional surgiu em 2020, ao serviço do AC Horsens, novamente cedido pelo Midtjylland. Os Den Gule Fare gostaram do que viram e contrataram-no em definitivo passado um ano.
Cumprido o ano de adaptação, o jovem avançado começou a dar nas vistas, a sério, em 2021/22, quando somou 15 golos e seis assistências em 27 jogos. Números que o catapultaram para o nível acima. E por nível acima, entenda-se, o Rosenborg, uma das maiores equipas do futebol norueguês.
Rosenborg, o passo para a ribalta
No Rosenborg, se não foi melhor do que um sonho, andou lá perto.
Tengstedt entrou com tudo e foi acumulando golos e assistências que lhe valeram a primeira chamada à seleção sub-21 da Dinamarca, coroada também com um golo.
O próprio ficou surpreendido com a evolução da sua carreira.
«Foi uma sensação louca. Pensei: ‘Bem, isto foi surpreendente’. Não era o que eu esperava, mas foi positivo. Só tive de olhar-me no espelho mais uma vez para ver se era mesmo verdade», disse Casper à TV2 SPORT em setembro, depois de marcar quatro golos nos primeiros dois jogos pelo Rosenborg.
Um sonho chamado Liverpool
Os sub-21 da Dinamarca já são uma realidade, mas o sonho continuar a ser a seleção principal. E não só. Há um clube em Inglaterra que ocupa o imaginário de Tengstedt: o Liverpool.
«O meu sonho é jogar um dia no Liverpool. Estamos autorizados a sonhar. Mas fora isso, não tenho um plano na carreira que diga que quero ir para Espanha ou Alemanha. Não tenho. O que tiver de ser, será. Tento seguir o meu instinto», confessou, na mesma entrevista.
Ora, o instinto de Casper Tengstedt está prestes a mandá-lo para Lisboa, onde poderá continuar a sua senda goleadora de águia ao peito. Na frente do ataque ou até descaído para as alas, o jovem é mais uma arma para o Benfica de Roger Schmidt.