Pediu e teve. A empresa já está a ver o que pode fazer
Donald Trump mexe em tudo. Mexe na imigração, mexe na Saúde, no fabrico de telemóveis, no fabrico de carros. Mexe em tudo. Até na Coca-Cola.
De acordo com o presidente dos Estados Unidos, a fórmula da mítica bebida de rótulo encarnado pode estar prestes a mudar, substituindo-se o xarope de frutose de milho por cana-de-açúcar.
E agora, a pergunta: porquê? Porque Donald Trump quer que até uma das bebidas mais famosas do mundo seja totalmente produzida nos Estados Unidos. E é por isso que está disposto a alterar a receita de décadas, introduzindo cana-de-açúcar produzida em casa para isso.
Numa publicação feita nas redes sociais, como em tantos anúncios que faz, o presidente norte-americano anunciou que tem estado a falar com a Coca-Cola sobre “utilizar VERDADEIRA cana-de-açúcar na Coca-Cola nos Estados Unidos”. Acrescentou o homem que manda na Casa Branca que “eles concordaram em fazê-lo”.
“Vão ver. Vai ficar simplesmente melhor”, acrescentou, falando numa “boa decisão” para a empresa com sede em Atlanta.
Quanto à Coca-Cola, que Donald Trump garantiu ter ficado contente com a perspetiva, há menos excitação nas palavras. “Apreciamos o entusiasmo do presidente Trump pela nossa marca icónica da Coca-Cola. Mais detalhes em ofertas inovadoras serão partilhados em breve”, escreveu a empresa.
A Coca-Cola produzida nos Estados Unidos tem xarope de frutose de milho, um adoçante altamente processado que há muito que é alvo de controvérsia pelos impactos causados na saúde, em comparação com outros produtos que têm o mesmo efeito.
Mas nem tudo são rosas, incluindo no eleitorado de Donald Trump, que tem grande percentagem de produtores agrícolas. O diretor-executivo da Corn Refiners Association admitiu estar preocupado com esta possível mudança: “Mudar o xarope de frutose de milho por cana-de-açúcar custaria o emprego a milhares de americanos, provocaria a depressão no rendimento das quintas e aumentaria a importação de açúcar estrangeiro, sem qualquer benefício nutricional”, afirmou John Bode.
A Coca-Cola utilizou cana-de-açúcar até à década de 1980 e continuou a utilizá-la na maioria da produção estrangeiro.
Mas este anúncio segue o propósito do secretário da Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que pretende implementar o conceito MAHA (Tornar a América Saudável de Novo). Num exemplo dessa mesma campanha, a Casa Branca anunciou que as empresas de gelados devem parar com a utilização de corantes artificiais nos seus produtos.