Novas imagens dos Beatles a tocar no bar Cavern Club em Liverpool

CNN , Jack Guy
5 out 2022, 16:00
Beatles (Tracks Ltd)

Foram encontradas duas fotografias inéditas dos Beatles, que mostram a banda a tocar no bar Cavern Club, Liverpool, em 1961. Estas foram tiradas pouco antes de o grupo se ter tornado famoso.

As fotografias foram publicadas para assinalar o 60º aniversário do lançamento do “single” "Love Me Do", em outubro de 1962. De acordo com um comunicado da Tracks, uma revendedora de memorabilia musical com sede no Reino Unido, este foi o primeiro “single” da banda na editora Parlophone.

Mark Lewisohn, historiador dos Beatles, disse que as fotografias foram tiradas em julho de 1961. (Tracks Ltd)

Paul Wane, diretor administrativo da Tracks, disse à CNN que as fotografias foram tiradas por um fã que acompanhava a banda no início dos anos 1960 e que tinha uma máquina fotográfica, o que era incomum para a época.

"Naquela altura, poucas pessoas tinham máquinas fotográficas", disse Wane, na segunda-feira, à CNN. "É por isso que há tão poucas fotografias dos Beatles no bar Cavern. Há muito poucos registos fotográficos.”

Wane disse que o fotógrafo ainda está vivo. Ele vive nos subúrbios de Liverpool, mas não quer que o seu nome seja tornado público.

"Ele acompanhou os Beatles em alguns dos seus primeiros espetáculos", disse Wane. "Ele dava-se bem com a banda.”

O diretor administrativo da Tracks acrescentou que, embora o fotógrafo tenha perdido os negativos das fotografias, a revendedora detém as provas de contacto do rolo.

"É ótimo que estas fotografias tenham aparecido", disse Wane. "Eu estou muito feliz."

A Tracks trabalha com Mark Lewisohn, o historiador dos Beatles. Este disse que as fotografias foram tiradas, em julho de 1961, durante um almoço ou num espetáculo noturno, logo após a banda ter voltado de uma longa temporada de concertos em Hamburgo, Alemanha.

"Esta digressão tornou-os elegantes. É como se as suas cabeças, bem como os seus corpos fossem estranhos. Os seus olhares foram realçados pelas roupas incomuns: calças de couro e camisas de algodão", disse Lewisohn no comunicado. "Nenhuma outra fotografia os mostra vestidos desta forma."

“Três meses após esta fotografia ter sido tirada, John e Paul foram a Paris. Eles voltaram com o que ficou conhecido como “o corte de cabelo dos Beatles”. Dias depois, Brian Epstein viu o grupo a atuar no bar Cavern e ofereceu-se para se tornar o empresário da banda. Isto ia conduzi-los numa direção que mudou o nosso mundo."

O legado dos Beatles – banda que se formou em Liverpool em 1960 e que se separou em 1970 – superou em muito os seus 10 anos de existência como uma das bandas de rock mais influentes do mundo.

O “Quarteto Fantástico”, como ficou conhecida a banda, teve ao longo da sua carreira 20 “singles” que foram número 1 na lista da Billboard.

A banda tomou de assalto a indústria musical, com discos desafiadores, capas de álbuns marcantes e criou-se a “Beatlemania”. Este era o termo que foi criado para descrever a onda de mediatismo em torno do grupo.

Música

Mais Música

Patrocinados