É a segunda descida este ano
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, um corte nas taxas de juro de 25 pontos base, fazendo a taxa dos depósitos cair para 3,5%.
"Tendo em conta a avaliação atualizada realizada pelo Conselho do BCE quanto às perspetivas de inflação, à dinâmica da inflação subjacente e à força da transmissão da política monetária, é agora apropriado dar mais um passo no sentido de moderar o grau de restritividade da política monetária", lê-se no comunicado.
Em junho, o BCE avançou para a primeira redução das taxas diretoras desde o ciclo de subidas iniciado em julho de 2022. Já na reunião de julho, os responsáveis pela política monetária decidiram fazer uma pausa e manter as taxas.
"O Conselho do BCE está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. Para o efeito, manterá as taxas de juro diretoras suficientemente restritivas enquanto for necessário", adianta a nota.
A taxa de operações principais de refinanciamento era de 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez situava-se nos 4,50% e a taxa de facilidade permanente de depósito era 3,75%.