Presidente da BBC demite-se por ter feito empréstimo a Boris Johnson antes de ser nomeado

Agência Lusa , PF
28 abr 2023, 11:20
BBC

Richard Sharp foi nomeado diretamente para o cargo, por proposta de Boris Johnson, após ter facilitado a concessão de um empréstimo ao antigo chefe do Executivo conservador

O presidente da estação pública britânica BBC, Richard Sharp, demitiu-se após um relatório confirmar que antes de ser nomeado fez um empréstimo ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson, em infração às normas relativas às nomeações públicas.

Sharp foi nomeado diretamente para o cargo, por proposta de Boris Johnson, após ter facilitado a concessão de um empréstimo ao antigo chefe do Executivo conservador e assumiu a liderança da BBC em 16 de fevereiro de 2021.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, Sharp explicou que tomou a decisão de se demitir para "dar prioridade aos interesses do canal e por considerar que o assunto "poderia transformar-se numa distração que pode afetar o trabalho realizado pela corporação (BBC)".

Sharp tinha sido acusado de interceder num empréstimo de 800 mil libras (900 mil euros) a Boris Johnson antes de ter sido designado presidente da BBC, mas quando assumiu o cargo rejeitou haver fundamento para um processo de conflito de interesses.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados