Do Barreiro chegou um anel da NBA

CNN Portugal , MTR
18 jun, 18:00
Neemias Queta Celtics (FONTE: Erin Clark/The Boston Globe via Getty Images)

Começou a carreira na NBA nos Sacramento Kings e fez história ao tornar-se no primeiro português a ser escolhido no Draft

Nascido a 13 de Julho de 1999 no Barreiro, Neemias Queta é o primeiro jogador português da história a vencer a NBA. Atualmente a representar os Boston Celtics, começou a praticar basquetebol no FC Barreirense, onde entrou em 2011 e ficou até 2017, tendo também passado pelo Benfica em 2018, antes de se mudar para os Estados Unidos e competir no campeonato universitário pelos Utah State Aggies.

Ali fez parte da equipa dos Utah State University de 2018 a 2021, tornando-se rapidamente num dos destaques do basquetebol universitário, premissa para se chegar à principal liga por via dos Estados Unidos.

Durante a sua passagem por Utah, Neemias foi selecionado para a primeira equipa da Mountain West Conference, tendo também recebido o prémio de Melhor Jogador Defensivo dessa mesma liga.

A  presença física imponente - são 2,13 metros de altura e 112 quilos -, é um dos seus principais trunfos na altura de bloquear arremessos ou proteger o cesto de jogadores das equipas adversárias.

A 17 de fevereiro de 2021, Queta registou a melhor exibição da sua carreira com 32 pontos e 10 ressaltos na derrota por 79-70 contra Boise State. 

Nesse mesmo ano fez história ao tornar-se no primeiro português a ser selecionado no Draft da NBA, pelos Sacramento Kings, equipa que representou durante duas temporadas.

Os dois anos na Califórnia fizeram o português passar parte das temporadas a jogar pelos Stockton Kings, equipa afiliada dos Sacramento Kings na G-League (liga de desenvolvimento de jovens talentos da NBA).

Acabou dispensado pelos Kings em 2023 e posteriormente foi contratado pelos Boston Celtics, com quem agora chega ao mais alto patamar do basquetebol americano e mundial, a nível de clubes.

Apesar de atuar pela equipa principal, Neemias passou grande parte da época a representar os Maine Celtics, filial dos Boston Celtics, na G-League, de modo a poder ter mais tempo de jogo.

Terminou a época com um total de 31 jogos pela equipa principal e 16 jogos disputados ao serviço dos Maine Celtics, tendo alcançado uma médias de 5,1 pontos por jogo, 4 ressaltos e 0,6 assistências. Tudo isto com uma média de apenas 11 minutos por partida durante toda a temporada

O português contribuiu com dois pontos e um desarme de lançamento para a vitória dos Boston Celtics frente aos Dallas Mavericks, ajudando para a vitória final numa vitória por 106-88.

A nível da seleção Queta começou a carreira em 2018, contando com 22 jogos, entre os escalões de formação e seleção principal, e contabiliza um total de 304 pontos marcados por Portugal, tendo sido nomeado Personalidade do Ano em 2022 pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Em entrevista ao canal de Youtube dos Boston Celtic, Neemias exultou com a conquista mas já só pensa no próximo: "Deverá ser um verão curto. Vou treinar, melhorar e voltar ainda mais forte para o segundo título."

À estação televisiva ESPN destacou o orgulho que sente em representar Portugal naquele que é o nível mais alto do basquetebol mundial: "É muito importante para mim poder carregar o nome e a bandeira de Portugal. Estar aqui neste palco e ser um dos pioneiros da modalidade no nosso país... é algo que não encaro levemente. Trata-se de uma experiência muito enriquecedora para mim".

O Presidente da República já felicitou o atleta através de uma nota divulgada no site oficial da Presidência. "Os sonhos, no desporto como na vida, por mais difíceis que possam parecer, podem tornar-se realidade com trabalho, dedicação e empenho, e Neemias Queta é um grande exemplo de como um sonho que nasceu no Vale da Amoreira se tornou realidade no topo do desporto mundial. Parabéns Neemias por nunca teres desistido dos teus sonhos. Que o teu exemplo continue a inspirar os jovens portugueses!"

Relacionados

Desporto

Mais Desporto

Patrocinados