Esconder o seu barco? Este homem não aceitou e encontrou uma solução original

CNN Portugal , MGR
13 mai, 23:19
Mural de Constable na cidade de Seaside, Califórnia, depois do município o ter obrigado a esconder o barco através de uma cerca (Hanif Panni)

O mural com a pintura de um barco realista faz as pessoas que passam nas ruas de Seaside parar para observar a obra de arte feita por Hanif Panni. “Uma ideia arrojada"

Etienne Constable vive no estado norte-americano da Califórnia, na cidade de Seaside, e em maio viu-se obrigado a esconder o seu barco, intitulado Might As Well, atrás de uma cerca de 1,80 metros de altura. Tudo aconteceu depois da receção de uma carta na qual era referido um código municipal que o obrigava a construir uma cerca para cobrir o meio de transporte de grande porte. No código municipal pode ler-se que barcos não serão estacionados "somente se protegidos nas laterais e na frente por uma vedação de 1,80 metros de altura".

“Pensei: 'Isso é ridículo'”, foi a primeira reação ao receber a carta, disse Constable ao Washington Post. A conclusão a que chegou foi de que ia fazer "o que eles queriam, mas não da forma deles". A decisão surgiu numa conversa com o vizinho, o artista Hanif Panni, durante a qual concluíram que iriam elaborar um mural fotorrealista do barco. "Uma ideia arrojada", descreveu no Instagram pessoal.

Ou seja, o californiano ia obedecer ao pedido e construir a cerca, no entanto, ia pintá-la com o seu barco. A pintura fazia aparentar que o barco permanecia no mesmo local, sem a cerca, devido à ilusão de ótica. 

“Sou um grande defensor da arte pública nos espaços”, sublinhou o artista em conversa com a KSBW Action News 8. 

Depois da partilha do mural no Instagram de Hanif Panni, os comentários foram imediatos. O objetivo de Constable de gerar debate e alegria entre as pessoas foi concluído com sucesso e a reação acabou por ser  "muito maior do que esperava ”, partilhou ao KSBW.

“Incrível”, “de génio”, “épico” e “brilhante”, foram alguns dos elogios deixados na rede social na qual várias pessoas ficaram surpreendidas com a criatividade do projeto.

Hanif Panni gravou ainda um “time lapse” de um minuto, publicado no Youtube do artista, com os quatro dias “de uma pintura de um barco numa garagem, ao lado de uma casa”.

Depois de receber fotos do mural por parte de um amigo, o administrador municipal Nick Borges, informou o Washington Post que a cidade californiana contratou uma pessoa que tinha de fazer cumprir os códigos municipais, o que fez com que fossem enviadas várias cartas aos habitantes.

“Não estamos a tomar nenhuma ação”, refere Borges, que garante que a única ação irá tomar "é dar um 'mais cinco' e pronto.” Em novembro, época em que a cerca já tinha sido instalada (sem o mural), o caso foi encerrado.

Europa

Mais Europa

Patrocinados