Imóvel onde está a obra “Well Hung Lover”, em Bristol, no Reino Unido, está à venda
Londres (CNN) - Um mural de Banksy em Bristol, no sudoeste de Inglaterra, vai ser vendido em leilão no próximo ano, juntamente com o edifício onde foi pintado.
“Well Hung Lover” [título que pode ser traduzido para "Amante Bem Pendurado"] foi pintado na parede lateral de um edifício na Frogmore Street, em Bristol, no Reino Unido, em 2006, tendo os residentes da cidade decidido mais tarde, por voto, manter o mural.
O mural mostra um homem nu agarrado ao parapeito de uma janela, enquanto outro homem, de fato, espreita, aparentemente à procura do amante, enquanto uma mulher está ao seu lado.
Desde a sua versão original, o mural passou a estar acompanhado por salpicos de tinta azul, depois de ter sido desfigurado.
O edifício, que em tempos albergou uma clínica de saúde sexual, será colocado em leilão pela Hollis Morgan, uma agência imobiliária e casa de leilões em Bristol.
Em fevereiro, os potenciais compradores terão a oportunidade de licitar um contrato de arrendamento de 250 anos para a propriedade georgiana, à qual foi atribuído um preço de referência de 700 mil libras (cerca de 844 mil euros).
A propriedade tem também uma classificação de Grau II, o que significa que é de especial interesse arquitetónico ou histórico e tem de ser preservada.
De acordo com a agência imobiliária, o edifício de cinco andares tem uma discoteca na cave e andares superiores vagos, com potencial para serem convertidos em apartamentos.
E o Banksy original que adorna uma das suas paredes exteriores não pode ir a lado nenhum.
“O comprador terá de aceitar uma cláusula restritiva no contrato de arrendamento que garante que a imagem não pode ser retirada do edifício”, explica o anúncio.
Embora o futuro proprietário tenha de garantir que a imagem “Well Hung Lover” permanece no local, não tem qualquer obrigação de a manter.
A cidade de Bristol não tem uma política oficial de arte de rua, mas reconhece que “a arte de rua é criada não como uma obra de arte permanente, mas como uma forma de protesto que é normalmente, mas nem sempre, criada ilegalmente e sem a permissão do proprietário do edifício”, acrescenta o anúncio.
“Como tal, a vida de qualquer imagem como obra de arte evoluirá e mudará ao longo do tempo, dependendo da forma como a obra resiste ou é subsequentemente pintada ou removida”.
Embora a verdadeira identidade de Banksy permaneça um mistério, tem sido amplamente divulgado que o artista de rua pode ter nascido em Bristol na década de 1970.
No ano passado, um mural de Banksy em Dover, no sul de Inglaterra, avaliado em cerca de 1 milhão de libras (1,2 milhão de euros), perdeu-se definitivamente depois de o edifício onde estava pintado ter sido deitado abaixo. O mural, que retratava um trabalhador a raspar uma das 12 estrelas amarelas da bandeira azul da União Europeia, apareceu um ano depois de a Grã-Bretanha ter votado pela saída do bloco num referendo controverso.