Banco de Portugal vai dar 1 euro por cada 7,5345 kunas croatas até fim de fevereiro

ECO - Parceiro CNN Portugal , Flávio Nunes
14 dez 2022, 18:31
Ponte de Peljesac (EPA)

Com entrada da Croácia na Zona Euro, o Banco de Portugal vai aceitar kunas croatas em troca de euros entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro, em cinco locais em Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira

O Banco de Portugal vai trocar kunas croatas por euros entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro do próximo ano. A taxa de câmbio está fixada em 7,5345 kunas por cada euro e o serviço é gratuito, indicou o banco central português numa nota divulgada esta quarta-feira.

Isto acontece porque a Croácia vai adotar o euro a partir de 1 de janeiro de 2023. A adesão à Zona Euro foi aprovada pelo Conselho em julho, momento em que foi determinada a taxa de conversão, que “coincide com o nível da atual taxa central da kuna no mecanismo de taxas de câmbio”, explicou o Banco Central Europeu na altura.

Segundo o Banco de Portugal, a troca de notas de kunas croatas por euros pode ser feita nos dias úteis, entre as 8h30 e as 15h, em cinco locais específicos em Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira (consulte aqui os locais e as moradas). Foi fixado um montante máximo diário por pessoa de 8.000 kunas croatas e publicada uma lista das notas que podem ser entregues para troca.

Até 1 de janeiro, o Banco Central Europeu e o banco central da Croácia (Hrvatska narodna banka) têm um acordo para “acompanhar a evolução da kuna face ao euro no mercado cambial”.

“Com a entrada em vigor do acordo de cooperação estreita entre o BCE e o banco central croata em 1 de outubro de 2020, o BCE passou a ser responsável pela supervisão direta de oito instituições de crédito significativas e pelo controlo geral da supervisão de 15 instituições de crédito menos significativas na Croácia”, indicou a entidade liderada por Christine Lagarde.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados