Vai poder pagar com uma moeda de 5 euros (mas só em Portugal)

26 mai 2023, 11:36
Moeda de coleção Miragaia longicollum (BdP)

Banco de Portugal vai colocar em circulação a moeda de coleção, com o valor de 5 euros, em liga de cuproníquel. Serão também emitidas 30 mil moedas com acabamento normal

A partir de 1 de junho vai entrar em circulação moeda de coleção com o valor de cinco euros, anunciou o Banco de Portugal (BdP). A moeda terá "poder liberatório", isto é, poderá ser utilizada em pagamentos, mas apenas em Portugal.

 

A moeda de coleção Miragaia longicollum conta com uma liga de cuproníquel e integra a série “Dinossauros de Portugal”. No lado anverso da moeda, ou a face principal, a moeda tem a imagem do fóssil do dinossauro em espiral, enquanto no centro tem o valor facial e o escudo nacional. Já na orla esquerda, são legíveis as legendas “Portugal” e “2023”.

No reverso da moeda, por sua vez, o campo central inclui o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito, enquanto na zona inferior, em silhueta, está a representação do solo e de um arvoredo. Na orla esquerda é possível ver ainda a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda” e, na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.

A distribuição ao público da nova moeda será feita por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda.

O BdP indica ainda que serão emitidas 30 mil moedas com acabamento normal.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados