“Tecnicamente tomámos Bakhmut”: o que diz a Rússia e o que não confirma a Ucrânia

CNN Portugal , DCT, atualizada às 11:08
3 abr 2023, 09:02
G rupo Wagner afirma que a bandeira da Rússia foi hasteada em Bakhmut (Telegram Yevgeny Prigozhin)

O grupo Wagner afirma que a bandeira da Rússia foi hasteada na cidade. Zelensky diz que os combates estão “intensos” mas não confirma a conquista russa - aliás, diz mesmo que está longe de ser assim

O grupo Wagner afirma que a bandeira da Rússia foi hasteada na administração civil de Bakhmut, cidade disputada há várias semanas pelas duas forças. Mas, até agora, há apenas um vídeo a circular nas redes sociais e que foi publicado pelo fundador da força paramilitar russa.

Yevgeny Prigozhin diz que as forças ucranianas ainda permanecem em algumas partes da zona ocidental da cidade e que a bandeira alegadamente hasteada tinha a inscrição “recordamos Vladlen Tatarsky”, o vlogger militar que foi morto num ataque em São Petersburgo. “Tecnicamente tomámos Bakhmut”, afirmou Yevgeny Prigozhin, garantindo que, “de um ponto de vista legal”, a cidade foi conquistada, avançou no domingo a agência Reuters. Porém, esta não é a primeira vez que faz declarações precipitadas sobre conquistas, nota a Al Jazeera.

Esta alegada conquista não foi reconhecida pela Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu que os combates em Bakhmut estão “especialmente intensos” mas não confirmou a perda da cidade. Pelo contrário: disse que as suas tropas ainda lá estão.

Tal como Zelensky não confirmou também nenhuma autoridade ucraniana afirmou que Bakhmut estava agora sob o controlo dos russos. No seu discurso de ontem, Zelensky agradeceu os esforços feitos na cidade, mas já esta segunda-feira o porta-voz do comando militar oriental veio dizer que os russos estão longe de conseguir conquistar Bakhmut. 

A Ucrânia garante que as forças russas estão “muito longe” de capturar a cidade de Bakhmut, avança a Reuters. “Bakhmut é [uma cidade] ucraniana e eles [grupo Wagner] não capturaram nada e estão muito longe de fazer isso, para dizer o mínimo”, garantiu Serhiy Cherevatiy, porta-voz do comando militar oriental.

De acordo com o The Guardian, a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que as forças ucranianas continuam a defender as suas posições em Bakhmut, apesar de a situação na cidade continuar “tensa”.

Europa

Mais Europa

Patrocinados