“Baixinho” detido após onda de assaltos entre Sintra, Cascais e Lisboa

18 jun, 08:37
PSP (Lusa)

Detido “Baixinho” ladrao que fazia dezenas de assaltos entre Sintra Cascais e lisboa 

é suspeito de ter cometido dezenas de crimes nos últimos meses principalmente em Sintra local por onde espalhou o medo e a insegurança. Qualquer objeto à mão servia para auxiliar “Baixinho” nos crimes. Num dos assaltos usou uma tampa de esgoto para partir uma montra de uma loja. Mas a carreira do crime insólita de não fica por aqui. 
Levava lancheiras com marmita das vítimas, fraldas, computadores e outros objetos de valor. Nada escapava fosse no interior de viaturas ou de estabelecimentos comerciais onde se conseguia introduzir devido à sua fraca estatura. 
Moradores da zona e vítimas já tinham alertado as autoridades para a onda de assaltos. A investigação permitiu perceber que os crimes tinham em comum a personagem principal: “Baixinho”. O homem de 43 anos é suspeito de uma sequência impressionante de furtos qualificados. Na vida do crime tinha ainda uma veia de ator: fazia-se passar por polícia utilizando  um crachá falso da PSP para adquirir viaturas e evitar suspeitas.
Foi apanhado em flagrante pela psp na madrugada passada no interior de um loja de peças de automóvel no campo grande em Lisboa e acabou detido. Os assaltos geraram grande alarme social nas áreas onde atuava: Cascais, Sintra e Lisboa. 
A psp conseguiu apreender-lhe algumas armas como um bastão e facas apesar de nunca ter tido um confronto direto com as vítimas. 
O arguido que será toxicodependente tem no cadastro já uma dura pena por tráfico de droga. agora enfrenta a possibilidade de ser novamente preso se as autoridades travarem a carreira do crime à qual se tem dedicado. 
Será presente a juiz para conhecer as medidas de coação.

Foi detido no âmbito de uma operação direcionada ao combate a furtos na zona de Lisboa

"Baixinho", o homem que terá espalhado o medo e a insegurança entre Sintra, Cascais e Lisboa nos últimos meses, foi detido em flagrante pela PSP. O suspeito de 43 anos é acusado da prática de dezenas de crimes de furto qualificado, recorrendo a métodos inusitados para se introduzir em lojas e viaturas, de onde levava tudo o que tivesse valor.

Ao que a CNN Portugal apurou, a detenção aconteceu na madrugada passada, no interior de uma loja de peças automóvel no Campo Grande, em Lisboa, onde foi apanhado em flagrante pela PSP. As autoridades tinham já identificado o suspeito como o principal responsável por uma sequência de assaltos que afetaram a zona da Grande Lisboa, sobretudo em Sintra, onde os moradores e vítimas se mostravam alarmados.

Qualquer objeto servia para "Baixinho" concretizar os assaltos. Num dos casos, usou uma tampa de esgoto para partir uma montra. Em vários outros, aproveitava-se da sua baixa estatura para se introduzir em estabelecimentos comerciais. Entre os bens furtados encontravam-se marmitas, fraldas, computadores e artigos de valor que se encontrassem ao seu alcance.

A investigação apurou ainda que o homem se fazia passar por agente da PSP, utilizando um crachá falso para não levantar suspeitas e conseguir adquirir viaturas. Apesar de nunca ter entrado em confronto direto com as vítimas, foi encontrado na posse de facas e de um bastão.

A PSP confirmou que o suspeito tem antecedentes criminais, incluindo uma condenação por tráfico de droga, e será toxicodependente. Foi detido no âmbito de uma operação direcionada ao combate a furtos na zona de Lisboa e será agora presente a juiz para conhecer as medidas de coação.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça