Seca: Governo suspende utilização da água para produção de eletricidade em quatro barragens

CNN Portugal , BMA/ Com Lusa
1 fev 2022, 12:30

Ministro do Ambiente e da Ação Climática adianta que é no Algarve que "há maior preocupação"

O Governo mandou suspender a utilização de água para a produção de eletricidade em quatro barragens: a do Alto Lindoso e Touvedo, no Alto Minho, Vilar de Tabuaço e a Cascata do Zêzere.

As medidas, apresentadas esta terça-feira pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Pedro Matos Fernandes, têm como objetivo contornar a seca em alguns pontos de Portugal. 

"Todos temos de estar preocupados para consumir menos água", alertou o ministro, adiantando que é no Algarve que há "maior preocupação". É também nesta região que a Barragem da Bravura, está também a partir desta terça-feira com restrições para uso agrícola.

As medidas pretendem conseguir a capacidade de abastecimento de água para consumo humano por, pelo menos, dois anos. Foram tomadas com a expectativa que chova durante o mês de fevereiro e, dessa forma, está feita para vigorar entre o dia 1 de fevereiro e 1 de março. Caso contrário, as medidas devem ser revistas.

Bacias do Barlavento e Lima mantêm-se com água abaixo da média

As bacias do Barlavento (com 14,4%) e do Lima (com 16,7%) mantinham-se no final de janeiro com a menor quantidade de água armazenada, em comparação com outras monitorizadas, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No final do mês de dezembro, as bacias do Barlavento e Lima apresentavam uma disponibilidades de água de 14,3% e 22,2%, respetivamente. As médias de armazenamento para o mês de janeiro são nas bacias do Barlavento e do Lima de 71,9% e de 61,5%, respetivamente.

De acordo com os dados, no final de janeiro estavam também com menor disponibilidade de água as bacias do Ave (35,9%), Sado e Mira (41,5%), Cávado (42%), Tejo (52,8%) e Arade (52,3%). Estas bacias desceram todas relativamente ao final do mês de dezembro.

Já as bacias do Douro (56,4%), Oeste (61,8%), Mondego (64,2%) e Guadiana (76,7%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de janeiro.

Quinze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de janeiro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto oito apresentavam valores superiores a 80%, segundo o SNIRH.

No último dia do mês de janeiro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em 10. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados