Interrupção reforça a dependência global da infraestrutura cloud da Amazon, que rivaliza diretamente com os serviços da Google e da Microsoft
Uma falha nos serviços de cloud da Amazon Web Services (AWS) provocou, esta segunda-feira, perturbações generalizadas em várias plataformas digitais em todo o mundo, incluindo Fortnite, Snapchat, Robinhood, Coinbase, Signal e até serviços da própria Amazon, como o Prime Video e a assistente Alexa.
A empresa confirmou “taxas de erro e latências aumentadas” em múltiplos serviços da região US-EAST-1, identificando como possível causa um problema de resolução DNS que afeta o acesso à base de dados DynamoDB. Globalmente, serviços que dependem dessa região, como o IAM e as tabelas globais do DynamoDB, também registaram falhas.
Em declarações à Reuters, a empresa "identificou uma potencial causa de raiz para as taxas de erro das apis dynamodb na região US-EAST-1", adiantando que o "problema parece estar relacionado com a resolução de DNS do ponto de extremidade da api dynamodb em US-EAST-1".
"Os serviços ou funcionalidades globais que dependem dos pontos de extremidade US-EAST-1, como as atualizações IAM e as tabelas globais Dynamodb, também podem estar a ter problemas", acrescentou a mesma fonte.
A Perplexity AI, Coinbase e Robinhood confirmaram que os seus serviços ficaram inoperacionais devido à falha na AWS. O CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, afirmou na rede X que o problema tem origem na infraestrutura da Amazon e que estão a trabalhar para resolver a situação.
Perplexity is down right now. The root cause is an AWS issue. We’re working on resolving it.
— Aravind Srinivas (@AravSrinivas) October 20, 2025
A AWS é responsável por fornecer capacidade de computação, armazenamento e suporte digital a empresas e governos.
Segundo o Downdetector, o incidente afetou também Lyft, Venmo, Chime, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans.
A interrupção reforça a dependência global da infraestrutura cloud da Amazon, que rivaliza diretamente com os serviços da Google e da Microsoft.