IPMA revela distritos que passam a aviso vermelho - veja se o seu está incluído

11 jul 2022, 20:07
Castelo Branco, Portugal

Em causa está a onda de calor muito-muito intensa. Saiba tudo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos em aviso vermelho - o mais elevado da escala - já a partir desta terça-feira. São eles: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

Permanecem a vermelho até quarta-feira os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre. Em causa está a forte subida das temperaturas em todo o território continental. Em muitas regiões as máximas vão ultrapassar os 40 graus

Em aviso laranja na terça-feira estão Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja. Faro é o único distrito que permanece em aviso amarelo. 

O agravamento do risco de incêndios levou o Governo a decretar Situação de Contingência em todo o território continental. Esta declaração entrou em vigor às 00:00 desta segunda-feira e vai prolongar-se (pelo menos) até às 23:59 de sexta-feira, dia 15 de julho.

À semelhança de Portugal, Espanha também enfrenta uma situação de tempo quente, com temperaturas superiores a 40 graus e condições meteorológicas favoráveis para a eclosão de incêndios, que já atingiram a Galiza no sábado.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados