Chuva forte e trovoada colocam Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja

Agência Lusa , AM
8 nov 2022, 07:44
Chuva (Getty Images)

Há ainda seis distritos sob aviso amarelo por causa da chuva

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.

Os dois distritos vão estar sob aviso laranja até às 12:00 desta terça-feira, passando depois a amarelo até às 15:00.

O IPMA colocou também os distritos de Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria com aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa da chuva por vezes forte e possibilidade de trovoada.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo de agitação marítima vai estar em vigor até às 12:00 de quarta-feira.

De acordo com informação disponível no ‘site’ da Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do conde, Douro e Portinho da Ericeira estão encerradas à navegação.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na sequência da previsão de chuva e vento para hoje pelo IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na segunda-feira a população para a possibilidade de cheias, inundações e deslizamento de terras, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Num aviso à população, a ANEPC alerta, dá conta das previsões, para hoje, do IPMA que apontam para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral e zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, podendo acumular mais de 10 milímetros numa hora ou 30 milímetros em seis horas no Minho e Douro Litoral, entre o fim da madrugada e o meio da tarde, e que podem ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê também vento de sudoeste, por vezes forte na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro e agitação marítima na costa ocidental do Norte e do Centro com ondas de quatro a cinco metros de altura significativa até quarta-feira.

A ANEPC indica igualmente que deve ser dada especial atenção às bacias hidrográficas do Lima, do Cávado, do Ave e do Douro, onde poderá haver aumento das afluências que poderão provocar inundações e eventuais descargas do sistema.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados