Aviões remendados com fita adesiva? Não há motivo para preocupação

7 out, 12:41
Avião com 'speed tape' (DR)

Pode parecer fita adesiva mas, na verdade, é 'speed tape', uma material à base de alumínio e que é usado para reparações superficiais na aviação e no automobilismo

Olhar pela janela do avião e ver o que parece ser fita adesiva a remendar as asas não é uma visão tranquilizadora. Por isso, vários viajantes preocupados têm partilhado nas redes sociais fotografias dos seus aviões "remendados".

Mas não há motivo para preocupação, garantem as autoridades da aviação civil.

Embora pareça ser fita adesiva, o que se vê nas asas dos aviões é na verdade um material à base de alumínio usado frequentemente na aviação e no automobilismo e que é completamente seguro para determinados tipos de reparos, de acordo com especialistas em aviação e também a Federal Aviation Administration (FAA), o regulador norte-americano.

“Nunca haverá um pedaço de fita adesiva comum usado num avião”, garante John Nance, piloto veterano e consultor de segurança, citado pelo Washington Post. “Chama-se 'speed tape' e foi especificamente projetada esse fim.' 

A 'speed tape' é capaz de suportar ventos de até 965 km/h e alterações ambientais extremas se aplicada corretamente, de acordo com Nance. A fabricante 3M diz que a sua versão da fita é adequada para de -54 a 149 graus Celsius e é resistente a humidade, fogo, raios UV e químicos.

Esta fita é usada “para pequenas reparações temporárias em componentes não estruturais de aeronaves”, explicou um porta-voz da FAA em comunicado. Ou seja, não é usada para unir partes do avião, mas apenas quando há pequenos danos superficiais - a fita previne, por exemplo, que os estragos na pintura se intensifiquem até que se possa fazer uma intervenção mais profunda.

Trata-se, segundo o porta-voz da easyJet, mais de uma operação de cosmética do que propriamente de uma reparação. O uso da 'speed tape' está previsto pelas empresas de aviação e é regulado pelas agências de segurança aérea.

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