Pode parecer fita adesiva mas, na verdade, é 'speed tape', uma material à base de alumínio e que é usado para reparações superficiais na aviação e no automobilismo
Olhar pela janela do avião e ver o que parece ser fita adesiva a remendar as asas não é uma visão tranquilizadora. Por isso, vários viajantes preocupados têm partilhado nas redes sociais fotografias dos seus aviões "remendados".
GET ME THE FUCK OFF DIS PLANE pic.twitter.com/Pt9albx382
— T 🎯 (@LSDFridge) October 2, 2022
Mas não há motivo para preocupação, garantem as autoridades da aviação civil.
Embora pareça ser fita adesiva, o que se vê nas asas dos aviões é na verdade um material à base de alumínio usado frequentemente na aviação e no automobilismo e que é completamente seguro para determinados tipos de reparos, de acordo com especialistas em aviação e também a Federal Aviation Administration (FAA), o regulador norte-americano.
“Nunca haverá um pedaço de fita adesiva comum usado num avião”, garante John Nance, piloto veterano e consultor de segurança, citado pelo Washington Post. “Chama-se 'speed tape' e foi especificamente projetada esse fim.'
A 'speed tape' é capaz de suportar ventos de até 965 km/h e alterações ambientais extremas se aplicada corretamente, de acordo com Nance. A fabricante 3M diz que a sua versão da fita é adequada para de -54 a 149 graus Celsius e é resistente a humidade, fogo, raios UV e químicos.
Esta fita é usada “para pequenas reparações temporárias em componentes não estruturais de aeronaves”, explicou um porta-voz da FAA em comunicado. Ou seja, não é usada para unir partes do avião, mas apenas quando há pequenos danos superficiais - a fita previne, por exemplo, que os estragos na pintura se intensifiquem até que se possa fazer uma intervenção mais profunda.
Trata-se, segundo o porta-voz da easyJet, mais de uma operação de cosmética do que propriamente de uma reparação. O uso da 'speed tape' está previsto pelas empresas de aviação e é regulado pelas agências de segurança aérea.