Os aviões mais vendidos do mundo

CNN , Maureen O'Hare
5 fev 2022, 08:30

Tamanho, eficiência energética, carga e ocupação de passageiros, conforto e custo. Há muitos fatores a ter em conta no design de um avião atraente

Tamanho, eficiência energética, carga e ocupação de passageiros, conforto e custo. Há muitos fatores a ter em conta no design de um avião atraente para as companhias aéreas e, por sua vez, para os seus clientes.

Porém, quais são os aviões civis mais vendidos de todos os tempos e o que fez com que se destacassem dos restantes?

Vamos dar uma vista de olhos aos oito primeiros com base no total de entregas até 31 de dezembro de 2021.

8. Airbus A330

Em produção: de 1992 ao presente
Entregas até agora: 1527

O A330 de fuselagem larga entrou em serviço há 28 anos e foi concebido pelo seu fabricante europeu Airbus como um sucessor do A300 – o primeiro avião bimotor de fuselagem larga do mundo.

O A330-300, de 63,66 metros de comprimento, foi a primeira variante com capacidade para até 440 passageiros e uma versatilidade que o tornava apto tanto para viagens de curta distância, como também para longas distâncias de até 6350 milhas náuticas.

Seguiu-se-lhe o A330-200 de menor escala e, posteriormente, os dois aviões "neo", o A330-800 e o A339-900, ambos com asas revolucionárias de pontas curvas.

7. Boeing 747

Em produção: de 1968 ao presente
Entregas até agora: 1527

Carinhosamente conhecido como a "Rainha dos Céus", o quadrimotor 747 foi o primeiro avião de fuselagem larga e é o "jumbo jet" original.

Entrou em serviço em 1970 com a lendária companhia aérea Pan Am e cedo se tornou sinónimo da era glamorosa das viagens internacionais. Desde 1990, tem sido a escolha dos presidentes dos EUA e a frota da Força Aérea Um (Air Force One) é composta por dois 747-200B personalizados.

Nos últimos anos, muitas companhias aéreas têm vindo a substituir os seus aviões de passageiros 747 por aviões bimotores maiores e mais eficientes.

A Boeing espera entregar o último jumbo – 747-8 Freighter – ao cliente Atlas Air ainda este ano.

6.  Boeing 777

Em produção: de 1993 ao presente
Entregas até agora: 1677

O avião bimotor "Triple Seven" não é tão gigantesco como a Rainha dos Céus, mas, com quase 64 metros de comprimento, a sua fuselagem é mais comprida do que sete postes telefónicos empilhados e pode acomodar 440 passageiros.

Foi o primeiro avião a jato a ser totalmente desenhado por computador e a primeira aeronave Boeing a ter controlos por sinais elétricos ("fly-by-wire") operados por computador, que a tornam mais leve.

Atualmente, é uma família em crescimento de oito variantes, sendo as adições mais recentes as aeronaves de grandes dimensões 777X – a 777-8 e a 777-9. A muito adiada 777X-9 está prevista para entrar em serviço em 2024, enquanto a produção da 777X-8 ainda não começou.

Boeing 777X-9: No seu voo de estreia, o maior e mais longo avião bimotor do mundo saiu disparado da pista 34Left às 9:08, hora local, em Paine Field, norte de Seattle, e concluiu um teste bem-sucedido em 25 de janeiro de 2020. Foto: Brandon Farris

5. Boeing 727

Em produção: de 1962 a 1984
Entregas: 1832

Este avião de tamanho médio, com cauda em forma de T e três motores instalados na traseira, tinha alcance para voos transoceânicos, mas também era suficientemente versátil para aterrar em pistas curtas em aeroportos mais pequenos.

O plano original da Boeing era construir apenas 250 aeronaves, mas acabou por ser o primeiro avião comercial a atingir o marco de mil vendas.

Num dos maiores mistérios não resolvidos da aviação, em 1971, um homem conhecido como D.B. Cooper sequestrou um Boeing 727 no noroeste dos Estados Unidos e saltou de paraquedas com 200 000 dólares em dinheiro roubado amarrado ao corpo.

A fuga audaciosa só foi possível, devido a uma peculiaridade do desenho inicial do 727, em que a porta traseira podia ser aberta a meio do voo.

O avião a jato Boeing 727 estreia-se em 1962. Foto: AFP via Getty Image

4. Bombardier CRJ

Em produção: de 1991 a 2020
Entregas: 1945

Os jatos regionais são aviões mais pequenos, geralmente, com menos de 100 lugares, desenhados para rotas de curta distância. A família Bombardier Canadair Regional Jet é a mais vendida do seu género.

A fabricante canadiense Bombardier lançou o programa com o avião CRJ de 50 lugares, que foi certificado em 1992, antes de se expandir com o CRJ700 de 70 lugares em 1997, o CRJ900 de 86 lugares em 2000 e o CRJ1000 de 100 lugares em 2007.

O último dos populares jatos de curta distância foi entregue à SkyWest Airlines, com sede em Utah, em fevereiro de 2021.

Um Bombardier CRJ-900LR operado pela Delta Airlines faz a descolagem no aeroporto JFK em 2019. Foto: 
Bruce Bennett/Getty Images

3. Airbus A320

Em produção: de 1986 ao presente
Entregas: 10 176

É aqui que a competição começa a ficar renhida. A Airbus entregou o seu 10 000.º avião A320 no verão passado e, se esta lista se baseasse em encomendas e não só em entregas, o A320 ultrapassava o Boeing 737 como o avião mais popular do século XXI em 2019.

O primeiro A320 entrou em serviço em março de 1988 e a aeronave bimotor de corredor único registou mais de 280 milhões de horas de voo nos anos seguintes.

As variantes incluem o A318, A319 e A321, enquanto a família A320neo iniciava o serviço em 2016.

Um Airbus A320-232 operado pela JetBlue descola no Aeroporto JFK em 2019. Foto: Bruce Bennett/Getty Images

Um Airbus A320-232 operado pela JetBlue descola no Aeroporto JFK em 2019.

2.  Boeing 737

Em produção: de 1968 ao presente

Entregas: 10 877

O Boeing 737 e o Airbus A320 são os pilares da aviação em que a maioria dos passageiros já voou em variadas ocasiões.

O clássico de fuselagem estreita atravessa os céus há mais de meio século e a versão civil melhorada de próxima geração foi produzida entre 1996 e 2019.

No entanto, os problemas fortemente divulgados com o 737 MAX de quarta geração, que esteve envolvido em dois acidentes fatais em 2018 e 2019, prejudicaram a reputação e os lucros da Boeing.

1. Cessna 172

Em produção: de 1968 ao presente

Entregas: 45 000 e a aumentar

Enquanto o 737 e o A320 são os principais aviões a jato de passageiros do mundo, o pequeno e corajoso Cessna 172 de quatro lugares é a aeronave civil mais bem-sucedida da história, com mais de 45 000 construídos.

A sua função principal é como avião de instrução e várias gerações de pilotos especializaram-se neles. As asas altas deste monomotor dão aos pilotos melhor visibilidade, facilitando a orientação no mundo ao seu redor e também a aterragem.

As portas grandes da cabine facilitam a entrada e saída de alunos e instrutores, fazendo deste desenho um clássico popular que tem persistido.

Um instrutor da American Flyers Pilot Training School e um aluno deslizam na pista no avião monomotor Cessna 172 em Illinois, em 2002. Foto: Tim Boyle/Getty Images

 

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