Incêndio consome vários pisos de prédio mesmo no centro de Lisboa

Agência Lusa , PF
3 jun, 20:16
Bombeiros

Testemunhos no local indicaram que as chamas consumiram pelo menos três pisos do imóvel

Um incêndio deflagrou esta terça-feira à tarde num prédio na Avenida Elias Garcia, em Lisboa, consumindo vários pisos, e obrigando ao corte do trânsito nesta artéria para facilitar o combate às chamas, indicaram fontes dos bombeiros e da polícia.

O alerta para o sinistro, segundo registo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, deu-se às 17:42, na Avenida Elias Garcia, 91, na freguesia das Avenidas Novas, num prédio de cinco pisos.

Fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), confirmou à Lusa que o incêndio deflagrou no segundo andar e alastrou aos dois superiores e cobertura, provocando ferimentos em duas moradoras, uma com gravidade e outra leve, por inalação de fumos, que receberam assistência no Hospital de Santa Maria.

As chamas ficaram confinadas ao edifício, embora por precaução os bombeiros tenham evacuado os prédios vizinhos, e pelas 20:00 o incêndio estava dado como controlado, segundo a fonte do RSB.

No combate às chamas participaram 34 operacionais apoiados por 15 viaturas, do RSB e Voluntários Lisbonenses, bem como elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Serviço Municipal de Proteção Civil e da PSP.

A diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, disse à Lusa que o edifício afetado possui no primeiro andar escritórios, e habitações no rés-do-chão e pisos superiores, onde vivem cinco agregados e 12 pessoas.

Além das duas moradoras que sofreram ferimentos por inalação de fumos, uma de 70 anos, também foi assistida a filha de uma residente pelo mesmo motivo.

A responsável da Proteção Civil municipal adiantou que ainda estavam a reunir-se com os moradores, “para avaliar eventuais necessidades” de realojamento, mas assegurou que a Câmara de Lisboa prestará apoio aos residentes que dele precisem.

Uma fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP disse que o incêndio, perto do Hotel Capital Lisboa, obrigou ao corte da circulação em parte da avenida para permitir as operações de combate às chamas.

País

Mais País
IOL Footer MIN