Covid-19: Infarmed confirma existência de stock de testes no mercado

Agência Lusa , JGR
21 dez 2021, 00:21
Ministro da Educação acompanha início da segunda fase de testagem à covid-19 em escolas

Um total de 1.040 farmácias estão registadas para realizar testes gratuitos de uso profissional

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) adiantou esta segunda-feira ter recebido a confirmação da existência de stock de vários tipos de testes de covid-19 no mercado e a disponibilidade para aquisição de mais.

A garantia foi manifestada numa reunião entre o Infarmed e as várias associações do setor para analisar a disponibilidade de testes no mercado nacional, que permitiu confirmar a “sua existência em stock”, assim como a “disponibilidade para adquirirem quantidades superiores tanto de testes rápidos de antigénio (TRAg), como de autotestes, caso exista necessidade”, adiantou o regulador em comunicado.

Segundo o Infarmed, o reforço da testagem para controlo da pandemia “está na origem do aumento na procura” de autotestes e de TRAg, o que exige uma “rápida adaptação a esta nova realidade”.

“A resposta das associações foi positiva, tendo sido manifestada a disponibilidade para dar resposta a eventuais constrangimentos que possam existir no acesso aos vários tipos de testes disponíveis no mercado nacional”, assegurou o Infarmed.

Um total de 1.040 farmácias estão registadas para realizar testes gratuitos de uso profissional, assim como 454 laboratórios que também aderiram a este regime excecional e temporário de comparticipação.

O Governo voltou a comparticipar a realização de testes TRAg, uma medida que abrange toda a população e que se estende até 31 de dezembro, prazo que pode ser prorrogado.

O regime excecional e temporário tinha cessado em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19, mas o ministério decidiu reativá-lo devido à atual situação epidemiológica, com o aumento de casos e dos internamentos.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados