Atentado em restaurante popular na Somália faz 14 mortos

CNN Portugal , HCL
19 fev 2022, 18:59
Atentado em restaurante na Somália

Ataque foi levado a cabo por um militante do grupo terrorista Al-Shabaab

Um atentado levado a cabo por um bombista suicida matou 14 pessoas num restaurante popular na cidade de Beledweyne, no centro da Somália, este sábado, informaram as autoridades locais.

O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista islâmico Al-Shabaab, que há anos leva a cabo atentados insurgentes na conturbada nação no Chifre da África.

"O número de pessoas que morreram no hediondo ataque terrorista em Beledweyne aumentou de 10 para 14", disse à agência AFP o polícia local Mohamud Hassan, destacando que alguns dos 16 civis relatados anteriormente como feridos no atentado suicida morreram no hospital. Entre os mortos estavam funcionários do governo local.

"Este foi o ataque mais mortal de que me lembro nesta cidade", acrescentou.

O Al-Shabaab disse em comunicado que um dos seus militantes foi responsável pelo atentado.

A Somália, particularmente Mogadíscio, tem visto uma série de ataques nas últimas semanas, enquanto o país passa por um processo eleitoral há muito atrasado. Testemunhas disseram à AFP que a enorme explosão atingiu uma área do restaurante Hassan Dhiif, onde as pessoas se reuniram perto de árvores para almoçar.

"Vi cadáveres de várias pessoas e não pude contar quantos feridos foram levados à pressa para o hospital", disse uma testemunha, Mahad Osman. "Algumas dessas pessoas estavam à espera que as suas refeições chegassem enquanto aproveitavam o clima fresco quando a explosão ocorreu", acrescentou.

Eu vi... sapatos, paus e chapéus espalhados no local da explosão, também havia sangue e pedaços de carne humana na área."

O atentado aconteceu no mesmo dia em que uma pessoa foi morta e outras seis ficaram feridas quando um artefato explosivo explodiu dentro de uma casa de chá em Bosaso, capital comercial do estado de Puntland.

África

Mais África

Patrocinados