Auchan, Lidl, Modelo Continente, Pingo Doce e Sumol+Compal multadas em 80 milhões de euros

Agência Lusa , BCE
30 mar 2022, 18:11

Em causa está um “esquema de fixação de preços”

A Autoridade da Concorrência (AdC) multou em 80 milhões de euros os supermercados Auchan, Lidl, Modelo Continente, Pingo Doce e um fornecedor de sumos, néctares e refrigerantes, a Sumol+Compal, por um “esquema de fixação de preços”.

Num comunicado, divulgado esta quarta-feira, a AdC detalhou que “sancionou a Auchan, Lidl, Modelo Continente, Pingo Doce juntamente com um fornecedor comum de sumos, néctares e refrigerantes e dois responsáveis individuais por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos daquele fornecedor”.

Na nota, a AdC não revela o nome do fornecedor, mas providencia um 'link' para o processo, onde se pode verificar que se trata da Sumol+Compal. 

“A decisão de sanção resultou numa coima total de cerca de 80 milhões de euros”, indicou a entidade.

MC repudia condenação “errada e infundada” da Concorrência e vai recorrer da decisão

A MC - Modelo Continente repudiou a condenação “errada e infundada” pela Autoridade da Concorrência a uma multa de 24 milhões de euros pela participação num esquema de fixação de preços, garantindo que vai recorrer.

“A MC repudia, em absoluto, esta decisão de condenação, manifestamente errada e infundada, e rejeita a acusação de envolvimento da sua participada em qualquer acordo ou concertação de preços em prejuízo dos consumidores, bem como a aplicação de qualquer coima, cujo valor é, aliás, inexplicável a todos os títulos”, defendeu, em comunicado.

Pingo Doce diz que nova multa é “injusta e imerecida” e avança para tribunal

O Pingo Doce disse que a nova multa aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC) é “injusta e imerecida” e vai avançar com a impugnação em tribunal.

“O Pingo Doce confirma ter recebido da Autoridade da Concorrência mais uma decisão de aplicação de coima, no enquadramento das anteriores. Também esta decisão é injusta e imerecida e, por isso, à semelhança das anteriores, será impugnada nos tribunais a fim de ser reposta a verdade dos factos”, referiu a mesma fonte.

“Nada demoverá o Pingo Doce de continuar a oferecer aos portugueses os maiores descontos e as melhores oportunidades de preço e promoções, como sempre tem feito”, sublinhou.

Lidl rejeita acusações da AdC e vai exercer “direito de defesa em local próprio”

O Lidl rejeitou as acusações da Autoridade da Concorrência (AdC), referindo que irá exercer o “seu direito de defesa em local próprio”.

“O Lidl Portugal rejeita a acusação que lhe é feita, pois está ciente das suas obrigações legais e sempre pautou a sua atuação por um escrupuloso cumprimento das melhores práticas de concorrência, trabalhando com total transparência para oferecer a máxima qualidade ao melhor preço aos consumidores”, garantiu, em resposta à Lusa.

Assim, o grupo “irá analisar com rigor os termos na notificação da Autoridade da Concorrência, exercendo o seu direito de defesa em local próprio, convicto que lhe será reconhecida a conformidade da sua conduta de acordo com as regras do mercado”.

Sumol+Compal “convicta” de que cumpriu a lei vai recorrer de multa da AdC

A Sumol+Compal garantiu que as suas práticas “sempre cumpriram a legislação em vigor” e contestou a multa que lhe foi aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC), revelando que vai recorrer para o Tribunal da Concorrência.

Em resposta à Lusa, o grupo confirmou que foi notificado “de uma decisão adotada pela Autoridade da Concorrência, que lhe aplicou uma coima, assim como a vários grupos de distribuição alimentar presentes em Portugal”.

“A empresa está convicta de que as suas práticas comerciais cumprem e sempre cumpriram a legislação em vigor, repudia totalmente a decisão da AdC, que é manifestamente injusta e infundada, e vai recorrer nos termos legais para o Tribunal da Concorrência”, acrescentou.

Empresas

Mais Empresas

Mais Lidas

Patrocinados