A nova era da mobilidade elétrica

Conteúdo patrocinado
2 jun 2023, 13:29
 A nova era da mobilidade

Uma das marcas mais comprometidas com a sustentabilidade e a mobilidade elétrica traz novidades que não vão deixar ninguém indiferente: a próxima geração de elétricos Nissan já terá baterias em estado sólido, que vão oferecer o dobro da autonomia, reduzir o tempo de carga num terço e vão ser mais acessíveis.

Não há impossíveis para a Nissan. Numa entrevista exclusiva à direção da marca em Portugal, com José Botas, Diretor-geral, e Isilda Amaral, Diretora de Marketing, descobrimos que o construtor nipónico está prestes a fazer História – mais uma vez –, na mobilidade elétrica, e promete conquistar mesmo os mais céticos.


O dobro da autonomia, em menos de um terço do tempo de carga, a um preço mais acessível: eis a mais recente conquista da Nissan, na mobilidade elétrica, a que vamos poder assistir já na próxima geração de elétricos da marca. Tudo isso graças às baterias em estado sólido, que permitem uma maior eficiência ao nível da velocidade de carga, são mais compactas e vão tornar esta tecnologia mais acessível, pois os seus custos de produção são inferiores.

Um compromisso com a sustentabilidade

A utilização das baterias em estado sólido está mesmo ao virar da esquina – e inclui-se num plano mais abrangente da marca em nome da sustentabilidade. No âmbito do plano “Ambition 2030”, a Nissan vai construir uma fábrica carbono zero, no Reino Unido, unicamente destinada ao desenvolvimento de modelos elétricos e com recurso a energias renováveis.

Por outro lado, a Nissan está empenhada em contribuir para a meta europeia de venda exclusiva de veículos com propulsão elétrica a partir de 2035, e prometendo investir, até 2028, 16 mil milhões de euros para o desenvolvimento de 27 novos modelos eletrificados, 19 dos quais com propulsão exclusivamente elétrica. Mais um passo em direção da neutralidade carbónica, que a marca espera atingir até 2050.

Ações de salutar, numa época de urgência climática, de uma marca que demonstra há décadas as suas preocupações ambientais. De recordar que a Nissan foi responsável pela comercialização do primeiro automóvel elétrico de produção em massa: o Nissan Leaf, lançado em 2010 nos Estados Unidos, Japão e Portugal. E desde então, a Nissan, além de se envolver em todas as iniciativas impulsionadoras da tecnologia, foi a marca que mais veículos elétricos pôs a circular em Portugal: 7434 unidades, segundo os números da ACAP até 2022, o último ano de registos completos. 

O primeiro passo para a revolução 

Na entrevista exclusiva que a direção da Nissan em Portugal concedeu, apresenta-se também o novo Nissan Ariya, lançado recentemente, que vem anunciar uma nova época para a mobilidade elétrica. É um elétrico do futuro, pronto para conquistar o mundo: em apenas um carregamento, este elegante crossover oferece uma autonomia de 500 km. E em apenas 35 minutos, ligado ao carregador rápido CCS2 de 480 V (CC 130kw), já disponível em mais de oito mil locais em toda a europa, atinge quase a totalidade do carregamento e está pronto para seguir viagem.

De facto, o design distinto e moderno do Nissan Ariya mostra desde logo que é um automóvel a anos-luz do seu tempo. No seu interior está a confirmação: o lounge espaçoso, com piso plano e espaço aberto faz-nos sentir ao leme da mais emocionante aventura de sempre. Isto tudo, com um nível de conforto sem igual.

A tecnologia de ponta junta-se a um sem fim de razões para investir neste elétrico. As funcionalidades de assistência ao condutor oferecem a mesma paixão ao volante, com uma nova garantia de segurança. As tecnologias ProPILOT Assist do Nissan Ariya ajudam-nos no trânsito e no estacionamento. Por exemplo, o ProPILOT Assist com Navi-link segue o fluxo do trânsito, mantém-no centrado na faixa e usa o sistema de mapas para antecipar ramais de saída e curvas. 

Assim, a marca japonesa comprova que continua a ser capaz de impressionar e abrir caminho na indústria com a sua capacidade de pensar mais à frente e envolver-se nos desafios certos. Com a sustentabilidade de um lado e a paixão automóvel do outro, acelera a toda a velocidade para um tempo com que o resto do mundo ainda só ousa sonhar. A Nissan conseguiu mais uma vez revolucionar o mundo automóvel e a mobilidade elétrica e mostra que vale a pena ficarmos atentos às suas novidades.

José Botas (Diretor Geral Nissan Portugal ) e Sandro Meda

Veja aqui esta entrevista exclusiva na íntegra: https://youtu.be/3db8j-PCQWw

 

Automóvel

Mais Automóvel

Na SELFIE