Parceria estava fechada até 2026 e foi prolongada por mais dois anos. Martiņs Sesks liderou o «shakedown», esta quinta-feira
O Rali de Portugal vai manter-se no calendário do Campeonato do Mundo (WRC) até 2028.
«É uma honra para nós [organizadores] e também para o país. O prolongar desta ligação até 2028 comprova, mais uma vez, a confiança e satisfação que o promotor do WRC tem nesta organização e no trabalho que temos vindo a desenvolver», confirmou Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), à agência Lusa.
Rali de Portugal 2025: os troços e todos os horários
O presidente do ACP tinha anunciado, no ano passado, o prolongar da parceria até 2026, que agora foi estendida por mais dois anos. Assim, o Rali de Portugal vai continuar na categoria máxima da modalidade, pelo menos, até 2028.
A edição de 2025, quinta ronda do WRC, arranca oficialmente esta tarde, em Coimbra, até domingo.
Martiņs Sesks foi o mais rápido no «shakedown»
Entretanto, esta manhã, o piloto letão Martiņs Sesks (Ford Puma), que nunca tinha conduzido um carro da categoria principal em solo luso, foi o mais rápido no «shakedown» (aquecimento).
Sesks registou o melhor tempo na quarta e última passagem pelo troço de Baltar, com 3.52,3 minutos. O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) ficou na segunda posição, a 0,6 segundos, enquanto o campeão em título, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), foi terceiro, a 0,9.
O português mais rápido foi Diogo Salvi (Ford Puma), o único a participar na categoria principal. Salvi teve o 16.º melhor tempo, a 11,6 segundos de Sesks.
Os pilotos seguem agora para a superespecial na Figueira da Foz.
Sesks strikes late to top the @rallydeportugal shakedown 🔥https://t.co/3FXGQeRZHF#WRC | #RallydePortugal 🇵🇹 pic.twitter.com/XVWCTWY7OI
— FIA World Rally Championship (@OfficialWRC) May 15, 2025