Fórmula 1: diretor de corrida português fora das últimas corridas

21 out 2022, 19:30
Eduardo Freitas (FIA)

Niels Wittich ficará como responsável de corrida para as últimas quatro provas da época

A FIA anunciou que não vai aplicar o sistema de rotatividade de diretores de corrida nas corridas que faltam realizar-se até ao final da época, a começar pelo Grande Prémio de Austin (Estados Unidos), neste fim de semana.

Esta decisão significa que Eduardo Freitas, português que dividia o cargo com Niels Wittich, não volta a desempenhar estas funções pelo menos em 2022.

Esta decisão surge após uma série de incidentes ocorridos no traçado de Suzuka, Japão, palco da anterior corrida, na qual Eduardo Freitas esteve a cargo da direção de corrida.

Num comunicado emitido nesta sexta-feira, a FIA assume falhas. Reconhece, por exemplo, que, apesar da chuva, havia condições para que a corrida começasse à hora prevista.

Recorde-se que o Grande Prémio que consagrou Max Verstappen como bicampeão mundial foi encurtada. Após um início atribulado com um acidente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri) passou a elevada velocidade por uma grua quando se tentava juntar ao pelotão que rodava atrás do safety car, não tendo sido informado que a viatura tinha entrado na pista.

A FIA considerou que, nesse incidente em concreto, foram cumpridos todos os procedimentos de segurança previstos, mas admitiu algumas lacunas atribuídas às parcas condições de visibilidade e ao facto de os comissários estarem concentrados em retirar da pista o carro de Carlos Sainz, o que não tivesse ficado claro que havia um carro atrasado (o de Gasly), que tinha acabado de sair das boxes.

Neste caso em concreto são também imputadas culpas ao piloto francês, advertido por circular a uma velocidade superior à permitida durante o período de Safety Car.

Como consequência de uma reflexão feita após o Grande Prémio do Japão, a FIA anunciou, além da referida acima que impacta na direção de corrida, um conjunto de sete medidas a aplicar já a partir deste fim de semana.

Sempre que um veículo de reparação estiver em pista, as equipas são obrigadas a informar imediatamente os pilotos, será desenvolvido um sistema de monitorização em tempo real do safety car ou do virtual safety car e da posição dos carros em pista para ficar à disposição do controlo de corrida e haverá também uma atualização do procedimento do controlo de corrida para uma melhor distribuição de tarefas entre a equipa do controlo de corrida durante os períodos de safety car ou virtual safety car.

Além disso, será implementada uma nova função: o safety car virtual dinâmico, que irá adequar a velocidade nos setores em que houver algum acidente, o que permitirá que os pilotos tenham saibam o local exato do mesmo. Em concertação com as equipas serão também revistas as penalizações anteriores de pilotos relativas a violações de bandeiras amarelas e regras do safety car e será avaliada a construção e localização dos quadros de sinalização utilizados em pista.

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