Todos os passageiros foram retirados do veículo. Condutor está encarcerado
Um autocarro que fazia a rota entre Pineda de Mar e Tordera, em Barcelona, com 47 passageiros a bordo, sofreu um aparatoso incidente e acabou na vertical, na entrada do túnel de Pineda. Segundo o serviço de trânsito, o um autocarro despistou-se e capotou à entrada do túnel na C-32.
De acordo com os bombeiros, todos os passageiros - que eram trabalhadores da Inditex - foram retirados do veículo. Já o condutor teve de ser desencarcerado. A estrada C-32 teve de ser cortada ao trânsito e os bombeiros estão agora a trabalhar para retirar o autocarro do local.
“A remoção do veículo do C-32 em Pineda de Mar será muito complexa e demorará algumas horas. Pedimos aos condutores que evitem circular o C-32 de Alt Maresme", afirmou Ramon Lamiel Villaró, diretor do Serviço Catalão de Trânsito.
El conductor ja ha estat evacuat i es preveu l'arribada d'una grua de gran tonatge per poder baixar i estabilitzar l'autobús.
— Bombers (@bomberscat) July 16, 2024
En el dispositiu #bomberscat hem mobilitzat un total de 24 dotacions amb 2 autoescales #GROS #UCM i 2 helicòpters amb efectius #GRAE i @semgencat pic.twitter.com/y30gOqTI5G
Segundo o Serviço de Emergência, 52 pessoas foram atendidas pelos serviços, sendo que três feridos foram helitransportados em estado crítico para os hospitais para os Hospitai Vall d’Hebron e Universitari Germans Trias i Pujol e Universitari de Girona Dr. Josep Trueta; três feridos, um dos quais em estado grave, foram levados para o Hospital de Blanes, e três feridos leves foram levados para o Centro de Urgências de Atenção Primária de Mataró. Já 33 passageiros foram levados para o Pavilhão Can Xaubet de Pineda de Mar, onde foi instalado um hospital de campanha.
No local estão 24 veículos - entre os quais 9 ambulâncias e dois camiões autoescada -, 2 helicópteros médicos do SEM, uma equipa de psicólogos.
⚫ La C-32 continua tallada entre Pineda de Mar i Tordera en sentit Girona per un autobús amb passatge que s'ha accidentat i bolcat a l'entrada d'un túnel.
🟦 @emergenciescat ha activat alerta #PROCICAT#SCT pic.twitter.com/fDUGjrrK2u
— Trànsit (@transit) July 16, 2024
Segundo a companhia do autocarro, a Monbus, citada pelo El País, “as primeiras impressões apontam para que o veículo se desviou da faixa de rodagem e embateu no arco de betão diagonal da entrada do túnel", acabando na vertical.