Portal da covid-19 com dia para esquecer - e há uma má notícia sobre as senhas de autogendamento para vacinação

Beatriz Céu , (atualizado às 16:54 com Lusa)
6 jan 2022, 15:58

Dia marcado por problemas informáticas

O 'site' dedicado ao autoagendamento da vacinação para a covid-19 encontra-se desde esta manhã indisponível para o efeito, uma situação que, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), se deve à "elevada procura" deste portal.

"O Portal covid-19 tem vindo a revelar instabilidade em resultado da elevada procura", refere a DGS em comunicado, acrescentando, de seguida, que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde estão a realizar "intervenções técnicas para garantir a melhoria do desempenho do Portal".

Assinalando que as senhas digitais para pedido de autoagendamento "já estão esgotadas em vários centros de vacinação", a DGS garantiu ainda que "nos próximos dias serão disponibilizadas mais senhas para agendamento da vacinação na modalidade 'casa aberta'".

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, já tinha adiantado que o acesso ao portal estava a ser condicionado pela grande afluência, considerando que isso comprovava a "grande adesão" à terceira dose.

António Costa disse que com a convocação dos professores, "houve um momento em que o 'site' [para agendamento do Ministério da Saúde] esteve em baixo, o que é um bom sinal, porque significa uma grande adesão ao reforço vacinal".

De acordo com outro comunicado da SPMS divulgado esta quinta-feira, até às 07:00 de quinta-feira tinham sido feitos cerca de 154 mil agendamentos de vacinas para crianças entre os 5 e os 11 anos, que até domingo têm as manhãs reservadas no processo de vacinação em curso.

Também entre esta quinta-feira e domingo, mas da parte da tarde, serão vacinados com uma dose de reforço professores e outros profissionais da comunidade escolar , sendo que o regresso às aulas presenciais depois da pausa de Natal está agendado para segunda-feira, dia 10 de janeiro.

Veja também o vídeo: Marcelo sugeriu uma "autogestão" da pandemia. O pneumologista Agostinho Marques concorda e acrescenta que já deveria ter começado

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados