SONDAGEM | Estão fartos do trânsito, preocupam-se com os idosos e não moravam noutro lado: estes são os eleitores do Porto

7 out, 20:00

Mais de metade dos inquiridos na sondagem da Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN, Nascer do Sol e ECO considera que o concelho tem vindo a melhorar nos últimos anos. Eleitores dão também nota positiva aos efeitos da imigração

A menos de uma semana das autárquicas, a sondagem da Pitagórica para a CNN Portugal traçou um retrato do que sentem os eleitores portuenses e revela um dado importante para a reta final da campanha eleitoral: no Porto, o tema que mais pesa no voto são os transportes, o trânsito e o estacionamento. Esta é a principal preocupação de quem vai às urnas no próximo domingo, seguida da exigência de seriedade e transparência na gestão camarária e do apoio a idosos e pessoas vulneráveis.

Certo é que, para os inquiridos na sondagem, a Invicta continua a ser um lugar positivo para se viver. Oito em cada dez eleitores (86%) dizem gostar de viver no município e apenas 13% trocariam o Porto por outro concelho. A felicidade é outro indicador em alta: oito em cada dez portuenses declaram-se felizes a viver na cidade e o índice de felicidade atinge os 83%.

Fonte: Pitagórica

Também mais de metade dos inquiridos (52%) considera que o concelho melhorou nos últimos anos com Rui Moreira ao leme, enquanto 24% entende que piorou.

Já no que diz respeito à ligação às tradições e à cultura local, 47% dizem sentir-se muito ligados, enquanto 20% confessam pouca ou nenhuma ligação, o que resulta num saldo positivo que salienta a identidade comunitária como marca da cidade do Porto.

Nessa linha, o futebol afirma-se como espelho da identidade da cidade. "No Porto, quem manda é o Dragão", sublinha a Pitagórica, apontando que 63% dos eleitores identificam-se com o FC Porto – sobretudo os mais jovens – muito à frente do Benfica (10%) e do Sporting (5%). Boavista e Salgueiros recolhem percentagens residuais, e há ainda 15% que dizem não ligar a futebol.

Grande maioria gosta de morar no Porto

Fonte: Pitagórica

Nos estilos de vida, a maioria (54%) admite viver sem prática desportiva regular. Na religião, o catolicismo continua a ser maioritário (65%), sobretudo entre mulheres com 55 ou mais anos das classes sociais mais baixas e eleitores do PSD e de Rui Moreira. Há 19% que se declaram ateus ou agnósticos, 11% que não têm religião organizada mas acreditam em algo transcendente e 2% que são protestantes ou evangélicos.

Por outro lado, quase metade dos inquiridos (47%) tem animais de estimação, maioritariamente cães (62%) e gatos (46%), sobretudo entre os mais jovens.

Politicamente, o centro é a casa natural do eleitorado portuense: 51% colocam-se entre centro-direita (21%), centro (16%) e centro-esquerda (14%), mais do que à esquerda (17% no total, 16% esquerda e 1% extrema-esquerda) ou à direita (17% no total, 16% direita e 1% extrema-direita).

No que toca a temas sensíveis, dois terços (64%) consideram que a imigração tem sido positiva para o município, contra apenas 23% que discordam – "um contraste com o ruído nacional em torno do tema", afirma a Pitagórica. Também a corrupção é vista como um problema sério por 46% dos eleitores.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN, Nascer do Sol e ECO com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho do Porto sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho do Porto e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia.

Foram realizadas 1229 tentativas de contacto, para alcançarmos 625 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,85%. As 625 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,00% para um nível de confiança de 95,5%.

A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. 

A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Partidos

Mais Partidos