No apuramento, a CDU conseguiu apenas 2 votos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo
O erro nos boletins de voto não se limitou à capital. Além do incidente detetado em Lisboa, onde 45 eleitores encontraram o quadrado correspondente ao partido Chega em falta, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu informação de que, em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, também existia um boletim onde faltava o quadrado para votar na candidatura da CDU.
“A CNE recebeu a informação de boletins para a C.M. de Figueira de Castelo Rodrigo onde faltaria o quadrado para votar na candidatura da CDU”, indicou fonte da Comissão responsável pelas eleições em Portugal à CNN Portugal.
O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo fica localizado na Guarda e conta com dez freguesias distribuídas por 508,6 km². No domingo estavam aptos a votar 5.078 eleitores, dos quais 3.677 exerceram o seu direito de voto. No apuramento, a CDU conseguiu apenas 2 votos, muito atrás do PSD, com 2.127 votos; do PS, com 1.291; do Chega, com 113; e do CDS, com 28 votos.
Já em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica, a situação dizia respeito a “45 votos com defeito na junta”, e não 60, como se acreditava inicialmente. Os restantes boletins, segundo apurou a CNN Portugal, estavam corretos.
O caso de Lisboa aconteceu a 5 de outubro, quando eleitores se dirigiram à Câmara Municipal de Lisboa para exercer o voto antecipado nas autárquicas. O boletim da Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica apresentava um quadradinho em falta para o partido Chega.
Todos os boletins preenchidos pelos eleitores, incluindo os que contavam para a Junta de Freguesia, a Assembleia Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal, ficaram selados e guardados até esta terça-feira, altura em que começaram as assembleias gerais de apuramento de voto. Nenhum desses votos foi contado até ao momento.