"Um milagre de Natal": resgatados com vida todos os desaparecidos em avalanche na Áustria

26 dez 2022, 09:48
Aviso para o perigo de avalanches na Áustria (AP)

As autoridades estão a investigar o incidente, uma vez que consideram necessário esclarecer como é que foi possível que a avalanche atingisse a encosta.

As duas últimas pessoas desaparecidas na sequência de uma avalanche na área de ski Lech/Zuers na Áustria contactaram as autoridades no final de domingo, tendo as operações de busca e salvamento sido suspensas, avança a Agência de Imprensa Austríaca (APA) esta segunda-feira.

No entanto, por razões de segurança, uma última operação de busca foi conduzida esta manhã para assegurar que não havia ninguém perdido na neve. "De acordo com aquilo que sabemos agora, podemos assumir que não há mais ninguém desaparecido", revelou fonte policial.

A avalanche ocorreu pouco antes das 15 horas locais (14:00 em Lisboa) de domingo e as primeiras informações, que se baseavam num vídeo amador filmado por uma pessoa que estava a esquiar, davam conta de que dez pessoas tinham sido apanhadas pela avalanche.
 
Uma pessoa foi de imediato resgatada da neve e levada de avião para o hospital de Innsbruck com ferimentos graves. Quatro pessoas ficaram feridas no total.
 
As restantes pessoas foram dadas como desaparecidas mas, de acordo com a APA, ao longo da noite foram aparecendo junto das autoridades para informarem que estavam bem, como foi o caso dos últimos dois esquiadores que, cerca das 23:00, ligaram para a polícia, depois de chegarem a casa, para informar que estavam a salvo.

Christian Gantner, do conselho de segurança de Voralberg, e Hermann Fercher, do turismo de Lech/Zürs-Tourism, classificam o sucedido como um "milagre de Natal".

As autoridades estão a investigar o incidente, uma vez que consideram necessário esclarecer como é que foi possível que a avalanche atingisse a encosta.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados