"Obrigado, Ahmed". O "herói" que lutou com um dos atiradores de Bondi Beach é filho de refugiados sírios

CNN , Laura Sharman, Jessie Yeung
15 dez 2025, 11:27
Ahmed al Ahmed no Hospital (CNN)

Autoridades australianas revelaram que os pais de Ahmed terão chegado da Síria apenas há alguns meses

O homem que lutou com um dos atacantes durante o tiroteio em Bondi Beach foi identificado como Ahmed al Ahmed, cujos pais refugiados tinham acabado de chegar da Síria, de acordo com a comunicação social e as autoridades australianas.

Ahmed, um pai de 43 anos com duas filhas, arriscou a vida ao atacar um dos atiradores, conseguindo apreender a arma durante o ataque de domingo.

Mais tarde, Ahmed foi baleado por um dos dois atiradores, uma dupla de pai e filho cuja violência na praia, que teve como alvo um grupo de judeus e banhistas, matou pelo menos 15 pessoas e feriu dezenas de outras.

As imagens dramáticas do confronto, que foram vistas milhões de vezes nas redes sociais, mostram Ahmed agachado atrás de um carro e depois a lançar-se sobre o atirador que acabara de disparar a sua arma. Sirenes soaram e tiros foram disparados enquanto os dois homens lutavam durante vários segundos, antes de Ahmed arrancar a arma das mãos do agressor.

Ahmed apontou então a arma ao agressor, que recuou.

O ministro da Administração Interna australiano, Tony Burke, identificou e elogiou Ahmed como o “transeunte” que arriscou a sua vida, durante uma conferência de imprensa conduzida pelo primeiro-ministro Anthony Albanese esta segunda-feira.

“Todos os australianos se uniram contra este ataque — os polícias que estavam lá uniram-se contra os agressores, os socorristas uniram-se contra os agressores e até mesmo um transeunte como Ahmed Al Ahmed ficou lá, arriscando a própria vida contra aqueles agressores”, disse Burke.

O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, encontra-se com Ahmed al Ahmed, que está a recuperar no hospital dos ferimentos que sofreu no ataque. (Facebook de Chris Minns)

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, publicou uma foto de Ahmed a recuperar dos ferimentos no hospital. “Ahmed é um herói da vida real. Ontem à noite, a sua coragem incrível salvou, sem dúvida, inúmeras vidas quando desarmou um terrorista, correndo um enorme risco pessoal”, escreveu Minns no Facebook.

“Foi uma honra passar algum tempo com ele agora mesmo e transmitir os agradecimentos das pessoas de toda a Nova Gales do Sul. Não há dúvida de que se teriam perdido mais vidas se não fosse a coragem altruísta de Ahmed. Obrigado, Ahmed.”

Os pais de Ahmed disseram que ele foi baleado várias vezes no ombro, com algumas das balas ainda alojadas no corpo, de acordo com a emissora nacional Australian Broadcasting Corporation (ABC).

Eles tinham acabado de se mudar da Síria para Sydney há vários meses, embora o filho tivesse chegado à Austrália em 2006, disseram à ABC. Ainda não se sabe se a família é síria ou de outra nacionalidade.

Os pais acrescentaram que Ahmed tem duas filhas, de três e seis anos, e que ele teria feito qualquer coisa para proteger qualquer pessoa.

“Quando ele fez o que fez, não estava a pensar na origem das pessoas que estava a salvar, das pessoas que estavam a morrer na rua”, disse o pai de Ahmed. “Ele não discrimina entre uma nacionalidade e outra. Especialmente aqui na Austrália, não há diferença entre um cidadão e outro.”

Do lado de fora do Hospital St. George, o primo de Ahmed, Mustafa, disse à 7News que o familiar estava bem, mas ainda não tinha sido operado.

“Ele é um herói, absolutamente. Porque pode vir a perder a vida por ter salvo outras pessoas”, disse Mustafa ao mesmo canal.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo