Turista que fazia canoagem ficou com perna presa nas rochas e teve de ser amputado no local

25 nov, 16:06
Local onde o homem ficou preso. Foto: Polícia da Tasmânia

Aconteceu na Austrália. Cidadão lituano estava a explorar o rio Franklin, na Tasmânia, quando escorregou e caiu numa fenda

Um turista lituano que fazia um passeio de caiaque com amigos no Rio Franklin, na Tasmânia, Austrália, ficou gravemente ferido ao ficar com a perna esquerda presa em rochas. Devido à gravidade do acidente, foi necessário amputar o membro no local.

O homem, com cerca de 60 anos, estava a explorar a área quando escorregou e caiu numa fenda de rocha. Um alerta do seu smartwatch acionou as equipas de resgate e de socorro, sendo que a distância, o difícil acesso à área e a barreira linguística tornaram a operação complexa.

Após 20 horas de operação de resgate e com o estado de saúde do homem a agravar-se, as autoridades, em conjunto com a equipa médica, tomaram a difícil decisão de amputar a perna pela altura do joelho como única alternativa para salvar a sua vida e transportá-lo para um hospital. 

"Este resgate foi uma operação extremamente desafiadora e técnica, e um esforço incrível de muitas horas para salvar a vida do homem", referiu o comissário assistente da polícia da Tasmânia, Doug Oosterloo, à emissora australiana ABC.

"Foram feitos todos os esforços para retirar o homem antes da difícil decisão de amputar a sua perna", acrescentou. 

Ace Petrie, um experiente técnico de resgate em águas rápidas da Surf Life Saving Tasmania, foi um dos primeiros a chegar ao local do acidente e explicou que encontrou o homem submerso de peito para baixo. Petrie descreveu a posição como se o homem estivesse preso em forma de ampulheta, com o joelho encravado entre pedras.

O homem foi transportado de helicópetero para o hospital Royal Hobart Hospital, onde permanece em estado crítico. 

Localizado no coração do Parque Nacional Franklin-Gordon Wild Rivers, o rio Franklin é um paraíso para amantes da natureza e de desportos radicais. Com os seus 129 quilómetros de extensão, é também conhecido pela força das suas águas.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados