Espécie de crocodilo recém-descoberta comeu uma cria de dinossauro como última refeição

CNN , Sana Noor Haq
20 fev 2022, 12:00
O recém-descoberto confractosuchus sauroktonos remonta ao período Cretáceo.

Uma nova espécie de crocodilo que remonta ao período Cretáceo foi descoberta em Queensland, Austrália, e a sua última refeição foi uma cria de dinossauro, segundo os cientistas.

Os ossos fossilizados de um confractosuchus sauroktonos foram descobertos numa escavação, em 2010, numa área de criação de ovelhas perto da Formação Winton, um depósito geológico com cerca de 95 milhões de anos.

No estômago do crocodilo de 2,5 metros de comprimento, os cientistas identificaram os restos parcialmente digeridos de um jovem ornitópode, de acordo com um artigo que dá o nome à nova espécie publicado na revista científica Gondwana Research a 11 de fevereiro.

Este é o primeiro indício de um crocodilo que atacava dinossauros na Austrália, afirmou num comunicado o Museu Australiano da Era dos Dinossauros, que fez a descoberta.

A amostra do crocodilo, preservada inicialmente numa massa de siltito, tinha sido parcialmente esmagada. Entretanto, os danos revelaram vários ossos pequenos do esqueleto de uma criatura pequena do período Cretáceo.

Os cientistas usaram tecnologias de raios-X e tomografia computadorizada para localizar os ossos dentro do espécime de crocodilo, bem como dez meses de processamento de computador para produzir uma reconstrução 3D dos ossos.

Com a preservação de 35% do crocodilo de água doce, os investigadores conseguiram recuperar um crânio quase completo do animal. Embora não tenham conseguido classificar o pequeno dinossauro que estava no seu estômago, descreveram-no como uma cria com um peso de quase 1,7 quilos.

O crocodilo matou o animal ou apanhou-o logo após a sua morte, acrescentou o comunicado à imprensa.

Esta descoberta é "extremamente rara, uma vez que poucos exemplos de predação de dinossauros são conhecidos globalmente", estipula o comunicado.

"Embora o Confractosuchus não se especializasse em comer dinossauros, não teria deixado passar uma refeição fácil, como os restos de cria de ornitópode encontrados no seu estômago", explicou Matt White à imprensa, um associado do museu que liderou a investigação.

"É provável que os dinossauros constituíssem um recurso importante na cadeia alimentar ecológica do período Cretáceo.”

“Dada a falta de espécimes globais comparáveis, este crocodilo pré-histórico e a sua última refeição continuarão a fornecer pistas sobre as relações e os comportamentos dos animais que habitaram a Austrália há milhões de anos”.

O confractosuchus sauroktonos é o segundo crocodilo que recebeu o nome a partir da Formação Winton. O depósito geológico expôs inúmeras descobertas científicas nos últimos anos, incluindo um pterossauro de 96 milhões de anos em outubro de 2019.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados