Novo primeiro-ministro da Austrália obtém maioria absoluta na Câmara dos Representantes

Agência Lusa , FMC
30 mai 2022, 19:39
Anthony Albanese (AP Photo)

Projeções oficiais indicam que o partido trabalhista conseguiu 76 assentos parlamentares num total de 151. No Senado, a distribuição de lugares ainda não está clara

O novo primeiro-ministro trabalhista da Austrália, Anthony Albanese, obteve maioria absoluta na Câmara dos Representantes, o que lhe permite dispensar o apoio de independentes, segundo projeções da Comissão Eleitoral divulgadas esta segunda-feira.

São atribuídos ao partido do líder trabalhista, cuja vitória nas eleições legislativas de 21 de maio pôs fim a nove anos de governo conservador, pelo menos 76 assentos parlamentares de um total de 151, indicam as projeções oficiais.

Os trabalhistas ultrapassam assim por uma larga margem a coligação conservadora cessante, considerada responsável pela inação da Austrália no combate ao aquecimento global e pelo apoio às indústrias de combustíveis fósseis.

No Senado, a distribuição de lugares ainda não está totalmente clara. O Partido Trabalhista poderá precisar do apoio dos ecologistas, entre os quais a antiga estrela do rugby David Pocock, para legislar, em particular sobre os objetivos em matéria de emissões de gases com efeito de estufa.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados